Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

"A mãe e o mar": Com o espanto e encanto de quem descobre um tesouro

Prestes a chegar ao circuito comercial nacional, "A mãe e o mar" é o mais recente filme do português Gonçalo Tocha. Apresentado pela primeira vez em fevereiro de 2013 no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Roma, o documentário passaria em julho pelo Festival de Curtas de Vila do Conde, seguindo em fevereiro deste ano para o MOMA (Museu de Arte Moderna), Nova Iorque, integrado no Festival Internacional de Cinema e Média de não Ficção.

Um percurso do exterior para Portugal, semelhante ao seguido pelas anteriores obras do realizador, a começar por "Balaou" (2007), uma primeira incursão às suas origens, revisitação da Mãe que acabara de perder e cujo diário proporciona um reencontro, em registo poético, pelo mar e a costa açoriana.

Depois foi "É na Terra não é na Lua" (2011), diálogo cinematográfico e identitário intemporal que nos revela uma extraordinária ilha do Corvo, primeiramente destacado em Locarno, 2011, com uma Menção Honrosa na categoria Realizadores da Atualidade, seguindo-se, com dois prémios, os prestigiados festivais internacionais de Cinema Independente de Buenos Aires (Argentina) e de São Francisco (EUA) em Abril de 2012.

FotogramaD.R.

Entre estes e o filme que agora estreia, Gonçalo Tocha cria ainda "Torres e cometas" (2013), encomenda de Guimarães Capital da Cultura, em que, sem se demarcar da condição de sujeito ativo nem abdicar quer da incessante busca da identidade dos espaços quer da sua representação no tempo, se distancia da harmoniosa poesia dos seus outros filmes, preterida pela emergência de uma crítica ao modo de olhar e viver a cultura que não se constrói por decreto, não se edifica em eventos nem se estabelece em discursos.

Mostrando um outro lado do olhar desperto do realizador para a vida, "Torres e Cometas" resulta numa crítica mordaz à descaracterização da nossa nacionalidade imposta por conveniências tantas vezes alheias ao registo ou intenção de uma significativa relação entre as pessoas e os espaços/tempos que habitam.

FotogramaD.R.

Já "A mãe e o mar" retoma a delicadeza do realizador no diálogo que estabelece com uma realidade, no caso única na costa portuguesa – a das mulheres "pescadeiras", algumas com carta de arrais (mestres de embarcação), e da sua relação com o mar. Na praia de Vila Chã, Vila do Conde, uma forma de vida e uma paixão evocada e ainda assumida por Glória, a única "pescadeira" da atualidade.

Um encontro íntimo, desvendado com o espanto e o encanto com que se descobre um tesouro, filmado e montado com a sensibilidade capaz de nos transportar para um universo desconhecido com tal proximidade que nos impregna, sem quase darmos por isso, do mesmo sentimento de pertença que uniu e une, anos a fio, aquelas mulheres e aquelas famílias aquele mar.

FotogramaD.R.

Com a habitual capacidade de revelar a extraordinária beleza das coisas mais simples, Gonçalo Tocha é certamente um criador do cinema marcante do nosso tempo. Empenhado na forma como procura o outro, gentil na forma como o recria cinematograficamente, atento à história e ao seu contexto, humilde na forma como olha o seu trabalho e extremamente generoso no modo como oferece a sua arte ao sujeito das suas obras e ao espetador. Transformando-nos, da forma mais cordial.

 

 

 

 

 

"A mãe e o mar", 2013, 97'

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia | Com SNPC
23.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz
D.R.

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página