Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«A primavera é a estação dos jovens»: 10 imagens e 10 palavras do papa à juventude

«A primavera é a estação dos jovens»: 10 imagens e 10 palavras do papa à juventude

Imagem Elena Efimova/Bigstock.com

«No sínodo [dos bispos sobre o tema "os jovens, a fé e o discernimento vocacional", marcado para outubro de 2018], a Igreja, toda, quer escutar os jovens: o que pensam, o que sentem, o que querem, o que criticam e do que se arrependem. Tudo. A Igreja precisa ainda de mais primavera, e a primavera é a estação dos jovens.»





Imagem D.R.

«Um sínodo de que nenhum jovem se deve sentir excluído! "Façamos o sínodo para os jovens católicos, para os jovens que pertencem às associações católicas, assim é mais forte...". Não! O sínodo é o sínodo para e de todos os jovens! Os jovens são os protagonistas. "Mas também os jovens que se sentem agnósticos?" Sim! "Também os jovens que têm a fé morna?" Sim! "Também os jovens que se afastaram da Igreja?" Sim! "Também os jovens que (...) se sentem ateus?" Sim! Este é o sínodo dos jovens, e nós todos queremos escutar-vos. Cada jovem tem alguma coisa a dizer aos outros, qualquer coisa a dizer aos adultos, qualquer coisa a dizer aos padres, às irmãs, aos bispos e ao papa. Todos precisamos de de vos escutar!»





Imagem Elena AntonioGuillem/Bigstock.com

«O mundo de hoje precisa de jovens que andem "à pressa", que não se cansem de andar à pressa; de jovens que tenham aquela vocação de sentir que a vida lhes oferece uma missão. (...) Precisamos de jovens em caminho. O mundo só pode mudar se os jovens estão a caminho.»





Imagem D.R.

«Os jovens, hoje, é duro dizê-lo, mas muitas vezes são material descartável. E isso não podemos tolerá-lo! E nós temos de fazer este sínodo para dizer: "Nós, jovens, estamos aqui!". E nós iremos ao Panamá [próxima Jornada Mundial da Juventude, janeiro 2019] para dizer: "Nós, jovens, estamos aqui, em caminho. Não queremos ser material descartável! Nós temos um valor a dar".»





Imagem photoroman/Bigstock.com

«Se um jovem não arrisca, está envelhecido. E nós temos de arriscar.»





Imagem D.R.

«Sabeis bem que em Itália o sacramento do Crisma é chamado "o sacramento do adeus"! Depois do Crisma não se volta à Igreja. E porquê? Porque muitos jovens não sabem o que fazer.»





Imagem Maria_Savenkoa/Bigstock.com

«Muitas vezes, na vida, perdemos tempo a perguntar-nos: "Quem sou eu?". Mas tu podes perguntar-te quem és e passar toda uma vida a procurar quem és. Mas pergunta-te: "Para quem sou eu?".»





Imagem sanpom/Bigstock.com

«O sínodo não é um "parlatório". A Jornada Mundial da Juventude não será um "parlatório" ou um circo ou uma coisa bela, uma festa, e depois adeus, esqueci-me. Não, concretude. Nesta cultura líquida é preciso concretude, e a concretude é a vossa vocação.»





Imagem VadimGuzhva/Bigstock.com

«Aos jovens, hoje, aos jovens a vida pede uma missão, a Igreja pede-lhes uma missão, e eu desejo dar-vos esta missão: voltar atrás e falar com os avós. Hoje mais do que nunca necessitamos, precisamos desta ponte, do diálogo entre os avós e os jovens, entre os velhos e os jovens.»





Imagem Ammentorp/Bigstock.com

«Queridos jovens, sede corajosos! "Mas, padre, eu pequei, caio tantas vezes...". Vem-me à ideia uma canção alpina, belíssima, que os alpinos cantam: "Na arte de subir, o importante não é não cair, mas não permanecer caídos". Em frente! Caíste? Levanta-te e segue em frente.»



 

Papa Francisco
Vigília de oração para preparação da Jornada Mundial da Juventude 2017 | Roma, Basílica de Santa Maria Maior, 8.4.2017
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Trad. / edição: SNPC
Publicado em 09.04.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos