Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cinema: "Adama"

Imagem

Cinema: "Adama"

Em 1916, algures na África negra, Adama é uma criança de 12 anos, curioso de tudo. A sua aldeia está junto a uma imensa falésia, que os anciãos interditam de ultrapassar, pois para além dela encontra-se um mundo desconhecido e ameaçador.

Todavia, Adama será levado a transpor esse interdito e a iniciar uma viagem perigosa. Ele quer "adquirir" o seu irmão, o corajoso Samba, que por algumas moedas de ouro e a promessa de se tornar um "guerreiro", partiu para fazer a guerra no Norte. E é através dos olhos de uma criança que o espectador mergulha no inferno dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial.

As técnicas utilizadas neste filme de animação são múltiplas. As personagens foram criadas a partir de esculturas em argila, e depois animadas por métodos inovadores que recorrem a digitalizadores a laser. Esta técnica produz personagens muito próximas dos humanos, mas de traços mais suaves, cujos olhares são portadores de uma forte carga emocional, e que guardam a distância que o imaginário lhes confere.

Se os cenários parecem clássicos na primeira parte, que se refere à aldeia africana, eles tomam outra dimensão quando Adama descobre a frente do combate. O céu da guerra é desenhado por ferrofluídos que envolvem o ecrã de forma quase feérica.

Mas estamos no coração da batalha, com os seus bombardeamentos, os seus mortos, o zumbido dos aviões, as espingardas, as explosões e o ar tomado pelo gás. O céu e a terra são uma mesma fornalha avermelhada onde tantos jovens, provenientes de horizontes tão diversos, perderam a vida.

O filme também foi criado por pessoas vindas de diversos horizontes, no estúdio Pipangaï, na Ilha de Reunião, no Oceano Índico, onde vivem um grande número de comunidades diferentes. Ele é, por isso, o fruto de uma feliz mestiçagem entre África, Ásia e Europa, abarcando em si esta dimensão universal.

Cada espectador encontrar-se-á nesta criança corajosa que deixa o círculo fechado da comunidade de origem para ir procurar o seu irmão até ao inferno. Dado que o filme é visualmente impressionante, nomeadamente as cenas de guerra, "Adama" dirige-se a um público com mais de 12 anos.

 




 

Magali Van Reeth
In "Signis"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 28.10.2015 | Atualizado em 30.04.2023

 

Título: Adama
Realizador: Simon Rouby
Géneros: Drama, animação
Origem: França, 2015
Duração: 1h22

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos