Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Peregrinação de Advento

Primeira semana do Advento, terça-feira: Companheiros: João Batista

Um presente para pedir a Deus

Peço para estar alerta para quem, ou para o que, na minha vida me chama a voltar para Deus.

 

Uma reflexão para o caminho

No início do Advento, a Igreja coloca diante de nós a enigmática figura de João Batista. O seu papel é preparar as pessoas para ir ao encontro Cristo quando Ele vier. João faz isto chamando-as à penitência. A palavra grega usada nos Evangelhos, "metanoia", significa literalmente dar a volta, olhar para uma direção diferente. Se o leitor começar a dirigir o seu olhar para o caminho errado, nunca vai chegar ao seu objetivo, independentemente dos passos que dê em frente. Por isso é importante, especialmente nas primeiras fases da caminhada, verificar se está corretamente orientado.

João é também visto como um companheiro para a viagem. Ele é capaz de fazer realçar Jesus quando outros não o reconhecem. Ele satisfaz-se em desaparecer na sombra, para que outros possam chegar a Cristo. Quem, ou o quê, na sua vida executa estas tarefas essenciais? Como é que tem a certeza de que está voltado para a direção certa, e como é que permite que Cristo seja realçado entre a confusão e as obrigações da sua vida do dia a dia?

Talvez aconteça, também, que o leitor faça o papel de João Batista para outras pessoas, ajudando-as a ver o caminho por onde devem ir, afastando-se subtilmente quando a sua ajuda já não é precisa. Não é fácil ser humilde desta maneira; mas a sua recompensa é saber que alguém foi capaz de caminhar até Deus por causa do apoio, ainda que parcial, que lhe ofereceu.

 

Uma passagem bíblica para o caminho

João Batista tinha os seus próprios seguidores antes de Jesus aparecer. Mesmo assim, contentou-se em deixar que aqueles homens e mulheres o deixassem para trás, para que assim seguissem aquele que tinha apontado.

«Eu não sou o Messias, mas apenas o enviado à sua frente. (...) Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa! Ele é que deve crescer, e eu diminuir.» (João 3, 28-30)

Consegue recordar-se das vezes em que teve de recuar, «diminuir», para que outros pudessem avançar como deviam? Pense por um momento em como se sentiu, quer nessa altura quer depois, quando tomou consciência do bem que foi realizado com as suas ações.

 

Palavras para a viagem

Senhor Jesus,
João Batista apontou-te
àqueles que estavam à tua procura,
mesmo quando teve de se afastar para o fazer.
Ajuda-me a aprender da sua humildade,
para que eu também possa mostrar a outros o caminho para ti,
permitindo que caminhem livremente,
sem estarem presos a mim.

 

P. Paul Nicholson
In An Advent pilgrimage, KM Publishing
Trad.: SNPC
02.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Advento 2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página