Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Natureza e espiritualidade

A água na Bíblia

De 26 a 31 de agosto decorre em Estocolmo, na Suécia, a Semana Mundial da Água. Essencial à vida, a água está no centro de inúmeras narrativas históricas da Bíblia e em seu torno foram construídas imagens e alusões.

A precipitação média de chuva na Palestina é suficiente para a agricultura, mas o país tem falta de rios, de correntes de água perene e de lagos, sendo, por isso, mais árido do que a Europa ou a maior parte das Américas. A estepe e o deserto são realidades próximas. Daí a Bíblia demonstrar uma clara consciência do valor da água e das terríveis consequências da sua falta.

A água é assegurada pelos poços e nascentes, ou pela conservação da água da chuva em cisternas. A Bíblia menciona muitas cisternas situadas em diversas cidades: Guibeon (2 Samuel 2,12), Hebron (2 Samuel 4,12), Samaria (1 Reis 22,38), Jerusalém (Isaías 7,3; 22,9.11; 36,2; Neemias 2,14; João 5,2-4; 9,7.11).

A arqueologia descobriu uma quantidade de complexas instalações hidráulicas para a canalização e o depósito de água, proveniente de fontes, poços ou da chuva. A água era vendida nas ruas da antiga Jerusalém (Isaías 55,1), como acontece ainda hoje nas cidades do Médio Oriente.
Os direitos sobre a água foram muitas vezes ocasião de litígios, e podiam ser conseguidos mediante pagamento (Números 20,19).

FotoPaul Nicklen, National Geographic

Devido à escassez, a cortesia exigia que se desse de beber ao vajante sedento, mesmo que fosse preciso tirá-la de um poço profundo (Génesis 24,17; Job 22,7; saías 32,6; Mateus 10,42; 25,42; Marcos 9,41; Lucas 744; João 4,7).

A qualidade refrescante da água não é ignorada pelo poeta (Salmo 23,2; 42,2; Provérbios 25,25).

FotoSaurabh Das/Associated Press

A “água viva”, isto é, a água de poço ou de fonte ou de corrente era referida à das piscinas ou cisternas.
Tirar a água é um serviço da mulher (Génesis 24,11; 1 Samuel 9,11; João 4,7), como se nota ainda hoje nas cidades e aldeias do Médio Oriente. Por isso se compreende a indicação de Jesus, segundo a qual os seus discípulos devem procurar um homem levando uma bilha de água (Marcos 14,14; Lucas 22,10).

A água é usada nas abluções cultuais; é o elemento fundamental da iniciação cristã no baptismo, no qual é posto em evidência todo o seu simbolismo.

FotoK.M.Chaudary/Associated Press

A água tem um significado cósmico, estando relacionada com o caos primitivo. A água é o elemento primordial (Génesis 1,2). Não é mencionada entre as obras da criação, mas é pressuposta.

Na história do paraíso, o crescimento da vegetação começa com o correr dos quatro rios o paraíso (Génesis 2,10 ss.).

FotoChina Daily/Reuters

No conjunto das imagens bíblicas, a água é vida e salvação. Os actos salvíficos de Iahweh em favor de Israel são comparados á produção de água, especialmente àquela que brota no deserto (Isaías 35,7; 41,18; 43,19; 44,3). O israelita que se sente separado de Iahweh é como um deserto árido (Salmo 63,2; 143,6). Iahweh é uma fonte de água viva (Jeremias 2,13; 17,13).

FotoJohn Stanmeyer, VII, National Geographic

Jesus aplica a imagem da água a si próprio, prometendo dar água viva, que é a vida eterna (João 4,10.13 s.; 7,37-39).
O amor e a providência de Iahweh expressam-se na sua condução para águas tranquilas (Salmo 23,2).

O justo é como uma árvore plantada junto da água corrente, que não morre (Salmo 1,3; Jeremias 17,8).

FotoYusuf Ahmad/Reuters

O rei justo é uma bênção para o seu povo como as torrentes de água em terra seca (Isaías 32,2).

Os prazeres do amor são comparados à água refrescante, na admoestação ao marido para que beba água da sua própria cisterna (Provérbios 5,15).

FotoThomas P. Peschak, National Geographic

A Jerusalém do fim dos tempos não é concebível sem o seu rio de água viva. Ezequiel 47,1-12 vê uma fonte que jorra do templo e se torna um rio extenso na sua passagem pelo vale do Jordão, regenerando a vida do país. Esta imagem é retomada em Apocalipse 22,1, no rio de água viva, que brota debaixo do trono na nova Jerusalém.

Em Apocalipse 7,17; 21,6, a salvação dos justos consiste em beber da fonte de água da vida.

FotoAlbert Gonzalez Farran/AFP/Getty Images

As imagens da água aparecem noutras ocasiões: é o símbolo do que perece. Job esquecerá a sua miséria como águas passadas (Job 11,6). Os seres humanos são mortais, são como água derramada na terra (2 Samuel 14,14). O salmista pede que o ímpio se dilua como água que escorre (Salmo 58,8).

FotoAnupam Nath/Associated Press

A água é também sinal de ameaça destruidora, como sucede na conceção do mar e na história do dilúvio. O trovão de muitos povos (Isaías 17,12) e as águas que inundam Israel (Isaías 28,2.17) significam a invasão dos inimigos. A Assíria inunda Israel como um rio impetuoso (Isaías 8,7 ss.). As águas vêm do Norte como um aluvião (Jeremias 47,2). Os profetas recorrem ao simbolismo do mar caótico para descrever o cataclismo futuro: as “águas impetuosas” destroem a ordem existente. A mesma imagem é aplicada também nas aflições pessoas (Salmo 32,6; 69,3.16); a libertação é concedida quando Iahweh tira o orante das “águas torrenciais”.

FotoAbd Raouf/Associated Press

Estes dois temas encontram-se fundidos no batismo: a imersão na água é a morte do neófito para o pecado e para si mesmo; mas a água é, simultaneamente, água da vida eterna.

FotoVahid Salemi/Associated Press

 

Algumas passagens bíblicas

No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas. (Génesis 1)

FotoTim Laman, National Geographic

Deus disse: «Que as águas sejam povoadas de inúmeros seres vivos» (Génesis 1)

Ao cabo de sete dias, as águas do dilúvio submergiram a Terra. Tendo Noé seiscentos anos de vida, no dia dezassete do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as cataratas do céu. A chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. (Génesis 7)

FotoDiptendu Dutta/AFP/Getty Images

Estabeleço convosco esta aliança: não mais criatura alguma será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá jamais outro dilúvio para destruir a Terra. (Génesis 9)

E se suceder que não acreditem nestes dois sinais nem escutem a tua voz, tomarás da água do rio e derramá-la-ás sobre a terra seca; e a água que tiveres tirado do rio transformar-se-á em sangue sobre a terra seca. (Êxodo 4)

FotoMuhammed Muheisen/Associated Press

Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez recuar o mar com um vento forte de oriente toda a noite, e pôs o mar a seco. As águas dividiram-se, e os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, por terra seca, e as águas eram para eles um muro à sua direita e à sua esquerda. O Senhor disse a Moisés: «Estende a tua mão sobre o mar, e que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros.» Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar voltou ao seu leito normal, ao raiar da manhã, e os egípcios a fugir foram ao seu encontro. E o Senhor desfez-se dos egípcios no meio do mar. As águas voltaram e cobriram os carros de guerra e os cavaleiros; de todo o exército do faraó que entrou atrás deles no mar, não ficou nenhum. (Êxodo 14)

FotoJames A. Sugar, National Geographic

O povo litigou com Moisés, e disse: «Dá-nos água para beber.» Disse-lhes Moisés: «Porque litigais comigo? Porque pondes o Senhor à prova?» Ali o povo teve sede de água, e murmurou contra Moisés, dizendo: «Porque nos fizeste subir do Egito para nos fazer morrer à sede, a nós, aos nossos filhos e ao nosso gado?» (Êxodo 17, 2-4)

FotoAamir Qureshi/AFP/Getty Images

Quem se sentar no lugar em que se sentou aquele que tem o fluxo, lavará as vestes, banhar-se-á em água e ficará impuro até à tarde. Aquele que tocar no corpo do que tem o fluxo, lavará as vestes, banhar-se-á em água e ficará impuro até à tarde. (Levítico 6)

Tu e Aarão, teu irmão, falareis ao rochedo diante de todos, e ele dará as suas águas; farás jorrar para eles água do rochedo e darás de beber à assembleia e seus rebanhos. Estas são as águas de Meribá, onde os filhos de Israel discutiram com o Senhor e Ele lhes mostrou a sua santidade. (Números 20)

FotoPaul Nicklen, National Geographic

Derrame-se como chuva o meu ensinamento, espalhe-se como orvalho a minha palavra, como aguaceiros sobre a erva, como chuvisco sobre a relva! (Deuteronómio 32)

Quando morremos, somos como a água que, uma vez derramada na terra, não mais se pode recolher. (2 Samuel)

FotoBrent Lewin/Bloomberg

Todo o exército dos assírios, a infantaria, os carros de combate e os cavaleiros mantiveram o cerco durante trinta e quatro dias, até que todos os recipientes de água dos habitantes de Betúlia ficaram vazios; as suas cisternas começaram a ficar esgotadas, sem água para poderem beber a sua porção diária, uma vez que a água era racionada. As crianças mais pequenas estavam abatidas e as mulheres e os jovens começaram a desfalecer de sede e a cair pelas ruas e às portas da cidade. Estavam no limite das suas forças. (Judite 7)

FotoAlastair Grant/Associated Press

Então clamaram a Deus e, quando levantaram a voz, eis que uma pequena fonte se transformou num grande rio, com grande abundância de água. (Ester 1)

O Senhor é meu pastor: nada me falta. Em verdes prados me faz descansar e conduz-me às águas refrescantes. (Salmo 23)

FotoSimon Chandra/AFP/Getty Images

A minha alma tem sede de ti; todo o meu ser anela por ti, como terra árida, exausta e sem água. (Salmo 6)

Das tuas altas moradas regas as montanhas; com a bênção da chuva sacias a terra. (Salmo 1)

FotoOli Scarff/Getty Images

«Regarei as plantas do meu jardim e saciarei de água os meus canteiros.» E eis que o meu curso de água se tornou um rio, e o meu rio se tornou um mar. (Ben-Sirá, 24)

Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o Senhor, os atenderei. (Isaías 41)

FotoJustin Falls/Daily News-Record/Associated Press

Todos vós que tendes sede, vinde beber desta água. Mesmo os que não tendes dinheiro, vinde. (Isaías 55)

Assim como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão. (Isaías 55)

FotoJohn Stanmeyer, VII, National Geographic

O meu povo cometeu um duplo crime:abandonou-me, a mim, nascente de águas vivas, e construiu cisternas para si, cisternas rotas, que não podem reter as águas. (Jeremias 2)

Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. (Ezequiel 36)

FotoP Deliss/Godong/Corbis

Eu batizo-vos com água, para vos mover à conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu e não sou digno de lhe descalçar as sandálias. (Mateus 3)

Uma vez batizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.» (Mateus 3)

FotoAP Photo/Altaf Qadri

De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Pedro disse-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» (Mateus 14)

FotoHans Strand, National Geographic

Pilatos, vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: «Estou inocente deste sangue. Isso é convosco.» (Mateus 27)

FotoBobby Haas, National Geographic

Seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. (Marcos 9)

Foto

Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; ela, porém, banhou-me os pés com as suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos. (Lucas 7)

FotoSTR/AFP/Getty Images

Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.» E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água. (João 2)

FotoCamille Seaman, National Geographic

Jesus, cansado da caminhada, sentou-se, sem mais, na borda do poço. Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-me de beber.». Disse-lhe a mulher: «Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo... Onde consegues, então, a água viva? Replicou-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna» (João 4)

FotoReuters/Nicky Loh

Se alguém tem sede, venha a mim; e quem crê em mim que sacie a sua sede! Como diz a Escritura, hão de correr do seu coração rios de água viva. (João 7)

FotoCuauhtemoc Beltran, National Geographic

Jesus deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás de compreendê-lo depois.» Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!» Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» (João 13)

FotoEranga Jayawardena/Associated Press

De uma mesma boca procedem a bênção e a maldição.Mas isto não deve ser assim, meus irmãos. Porventura uma fonte lança pela mesma bica água doce e água salgada? (Tiago 3)

FotoBates Littlehales, National Geographic

O que tem sede que se aproxime; e o que deseja beba gratuitamente da água da vida. (Apocalipse, 22)

 

Fonte: Dicionário Bíblico, John McKenzie (org.), Paulus
26.08.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página