Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diálogo

António Damásio vai dialogar com cardeal Gianfranco Ravasi

O neurocientista português António Damásio vai participar em novembro no primeiro Átrio dos Gentios em Portugal, juntamente com o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, da Igreja Católica.

O especialista estava na lista de possíveis intervenientes no encontro, revelada em abril ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura pelo cónego José Paulo Abreu, responsável operacional pela realização da iniciativa que pretende relançar o diálogo da Igreja Católica com os não-crentes.

A confirmação foi feita hoje em Fátima, durante uma conferência de imprensa com a presença do cardeal italiano, que preside este sábado e domingo, 12 e 13 de maio, à peregrinação ao santuário mariano, refere a Agência Ecclesia.

O Átrio dos Gentios, cuja edição portuguesa decorre a 16 e 17 de novembro em Guimarães e Braga, pretende promover o encontro entre crentes e não crentes «olhos nos olhos», enfrentando a «indiferença religiosa, popular, a ausência de qualquer pergunta de tipo religioso» e o «ateísmo de tipo irónico, sarcástico, que não aprofunda os temas», explicou o prelado.

 

Excerto da entrevista ao cónego José Paulo Abreu, publicada na edição de abril/2012 do “Observatório da Cultura”

Qual vai ser o programa do Átrio dos Gentios em Portugal?

O programa ainda não é definitivo mas já delineámos um roteiro. Iremos começar em Guimarães no dia 16 com a sessão de abertura, prevista para as 18h00. Estamos a trabalhar no sentido de oferecer um momento musical protagonizado pela Orquestra da Universidade do Minho.

Seguir-se-á a conferência inaugural com um tema que se vai situar em torno da identidade e sentido da vida de um povo. Todo o Átrio dos Gentios centra-se no sentido da vida. Temos em agenda alguns conferencistas, de quem estamos a tentar obter uma resposta positiva ao desafio que estamos a lançar.

O jantar está marcado para as 20h00 e pelas 21h30 teríamos uma conferência sobre o valor e o sentido da vida de cada ser humano, em princípio com o cardeal Gianfranco Ravasi [presidente do Conselho Pontifício da Cultura], que estará entre nós, além de alguns nomes da cultura portuguesa. Não queria adiantar estas personalidades porque não temos confirmações mas sonhamos trazer cá António Damásio, João Lobo Antunes e Leonor Beleza, entre outras figuras que eventualmente poderemos enquadrar neste tema.

No sábado, dia 17, transferiremos o palco para Braga. As várias intervenções vão inserir-se no tema “Estilo de Vida e Salvaguarda do Universo”. A partir das 14h30 prevemos um conjunto de “wokshops” a funcionar em locais diferentes, de tal forma que as pessoas possam escolher, dividindo-se em espaços que temos vindo a apontar, como o Auditório Vita, os museus Pio XII e D. Diogo de Sousa e o Salão de Atos da Faculdade de Filosofia.

Os temas que estamos a pensar para esses “workshops” serão “Genética e Bioética”; “O Sentido da Vida e o Sofrimento Humano”, que liga a religião a vários humanismos; “O Valor da Vida e o Sentido do Universo”, que aborda questões ecológicas; “O Valor do Corpo e a Consciência Espiritual”, uma tentativa de vermos a vida sob o prisma do desporto e da teologia; “Vida Pessoal e Vida Coletiva na Identidade Cultural”, relacionando a Psicologia e a História; e “O Valor da Vida Humana”, que refletirá sobre a economia e a espiritualidade.

À noite prevê-se que haja festa, com teatro, música, poesia e, eventualmente, alguma exposição.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
António Damásio

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.