Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciclo "Aprender a ler a arte sacra"

Imagem D.R.

Ciclo "Aprender a ler a arte sacra"

«O ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra” é um projeto promovido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal que pretende proporcionar a um público geral uma melhor compreensão da diversidade e da essência da Arte Cristã.»

«Procurar-se-á abordar a evolução da arquitetura e da organização do espaço de culto ao longo dos séculos – e o porquê dessa evolução de acordo com as mentalidades e práticas de culto de cada época –, bem como a identificação dos vários elementos arquitetónicos e litúrgicos que compõem o interior de um templo católico.»

Na segunda sessão desta formação «será analisada a forma como, através das estórias representadas na pintura, escultura, azulejo e talha presentes nas nossas igrejas, foram revelados, ao longo dos vários séculos, temas do Antigo e Novo Testamentos e mensagens catequéticas em torno da Vida de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos, bem como de aspetos relacionados com a Doutrina da Igreja.

Como tão bem referiu o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires em 1564, «as imagens servem de livros aos que não sabem ler, porque ali veem pintado o que no Evangelho está escrito (…). E também as coisas vistas com os olhos comovem e acendem mais o coração que as coisas somente lidas e ouvidas». O riquíssimo património artístico da Capela do Senhor do Bonfim de Setúbal servirá de ilustração aos conteúdos a apresentar» (Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal).


Tema: Iconografia e catequese: imagens que contam estórias
Intervenção: P. António Pedro Boto de Oliveira, Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, professor na Universidade Católica


Data: 29.4.2017
Hora: 10h00
Local: Setúbal, capela do Senhor do Bonfim
Observações: A participação é gratuita mediante inscrição prévia para artesacra@diocese-setubal.pt ou 265 539 941 (de terça a sexta-feira, das 14h30 às 16h30). Elementos para inscrição: Nome, idade, profissão, paróquia, diocese, contacto (endereço eletrónico ou telemóvel)
Mais informações: Comissão Diocesana de Arte Sacra

 

Publicado em 11.10.2023

 

Imagem D.R.
 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos