Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Átrio dos Gentios inspira programa de televisão

Imagem

Átrio dos Gentios inspira programa de televisão

O Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica criada há cinco anos no Vaticano para promover o diálogo entre pessoas que acreditam e não acreditam em Deus, está na base de um novo programa de televisão que está a ser transmitido pela RAI-5.

O formato é dedicado ao debate entre personalidades que se destacam na sua área do saber, «crentes e não crentes», sobre «questões decisivas da existência», explica o texto de apresentação publicado na página do canal italiano.

«O programa, inspirado pela iniciativa homónima promovida pelo Pontifício Conselho da Cultura para o diálogo de pessoas de diferentes fés, ateus e agnósticos, tem a participação em cada emissão do cardeal Gianfranco Ravasi», refere a nota.

Com o prelado, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, conversarão «algumas testemunhas eminentes da cultura contemporânea italiana», como o ex-primeiro ministro transalpino Giuliano Amato.

Luigi Ciotti, Anna Foa, Bruno Forte, Massimiliano Fuksas, Umberto Galimberti, Giulio Giorello, Sergio Givone, Mauro Magatti, Michela Dall’Aglio Maramotti, Ermanno Olmi, Carlo Ossola, Moni Ovadia e Gianni Vattimo são alguns dos convidados.

O programa começou a 21 de dezembro com o tema da "beleza", tendo-se seguido, uma semana depois, a emissão sobre a "verdade». No próximo domingo debate-se "crise e liberdade", no dia 11 o diálogo centra-se na "laicidade" e, na última emissão, a 18 de janeiro, o assunto é a "integração".

O moderador, Stas’ Gawronski, é autor e apresentador do programa "CultBook", do canal RAI Educational, e professor de Escrita Criativa na Universidade Maria Santissima Ausiliatrice.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.01.2015 | Atualizado em 29.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos