Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pontifício Conselho para a Cultura

Átrio dos Gentios está ao México

O Átrio dos Gentios, iniciativa da Igreja Católica que promove o diálogo entre crentes e não crentes, está desde 6 de maio no México, naquela que é a uma das suas primeiras manifestações fora da Europa.

O cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, intervém na iniciativa intitulada "Transcendência e Laicidade no México", país marcado por graves problemas sociais, nomeadamente o narcotráfico e o crime organizado.

No primeiro dia o responsável participou na conferência "Fé e Cultura nos nossos tempos", na Universidade de Monterrey.

Esta terça-feira o prelado recebe o doutoramento "Honoris Causa" em Humanidades pela universidade UPAEP, de Puebla, que em 2013 assinala 40 anos.

"A Pastoral da Cultura" é o tema da intervenção marcada para a tarde.

O recentemente inaugurado museu Soumaya, na capital, acolhe no dia 8 a conferência de Ravasi sobre o tema "A emergência educativa: por uma educação mais humana e realista".

À tarde, no mesmo espaço, inicia-se o propriamente designado Átrio dos Gentios, que o cardeal abre com a intervenção intitulada "Pode conceber-se uma cultura sem a pergunta sobre Deus? Pode fazer-se cultura numa dinâmica de imanência negativa?".

Na quinta-feira o prelado intervém num colóquio ligado à figura do filósofo Guillermo Hurtado, importante pensador da América Latina.

Em diálogo com vários investigadores univesitários, Ravasi refletirá sobre a questão da sabedoria, sobretudo nas suas grandes matrizes originárias do Próximo Oriente antigo.

O último evento da viagem ao México é um debate restrito entre o biblista e um grupo de intelectuais acerca da relação entre laicidade e religião. 

«Neste novo período inaugurado pela eleição do Papa Francisco, que ao diálogo entre crentes e não crentes conferiu desde logo um valor crucial», o Átrio dos Gentios retoma o seu caminho seja em nível italiano, seja em nível internacional», lê-se num comunicado divulgado pelo Pontifício Conselho da Cultura,

Na Itália, o Átrio decorreu a 20 de abril na cidade de Catanzaro, sul do país, sobre o tema “Ética, religiosidade e corresponsabilidade”, focalizando o diálogo na questão da legalidade. 

De acordo com ojornal italiano "Corriere della Sera", o Átrio dos Gentios, organizado pelo Pontifício Conselho da Cultura, regressa no outono com passagem por Varsóvia, Praga e Berlim.

O Átrio dos Gentios realizou-se pela primeira vez em Portugal em novembro de 2012, com passagens pelas cidades de Guimarães e Braga, então Capitais Europeias da Cultura e da Juventude.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 06.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Cidade do México
D.R.

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.