Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

8.ª Jornada da Pastoral da Cultura

Austeridade limita a esperança, diz Manuel Alegre

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre afirmou hoje em Fátima que a política de austeridade «não corta apenas subsídios», mas a «esperança» às pessoas.

À margem da 8.ª Jornada da Pastoral da Cultura, sobre o documento do Concílio Vaticano II “Gaudium et spes” (alegria e esperança), o poeta considerou que «não se cortam só subsídios e salários, cortam-se a esperança, o sonho e o direito a ter uma perspetiva para o futuro», o que é «uma grande responsabilidade quer para os da Igreja quer para os que não são da Igreja».

Partilhando esta responsabilidade por todos, o ex-candidato à Presidência da República salientou a urgência em «encontrar as palavras necessárias para dar esperança e mudar a sociedade tal como ela está».

Manuel Alegre admite que parte da responsabilidade é dos políticos e «daqueles que mandam na política». Mas, segundo o poeta, «hoje há um poder financeiro, que é o poder dos especuladores e dos mercados, que dominam a política e os governos».

Referindo-se ao concílio convocado pelo papa João XXIII, Manuel Alegre afirmou que os jovens não têm consciência da sua importância, mas enaltece o que se passou.

«Nessa altura, os horizontes estavam abertos e havia esperança. Hoje, os horizontes estão tapados e não temos solução, nem inspiração. São precisas palavras de alegria», disse.

O poeta defendeu o «diálogo de homens e mulheres de boa vontade e diferentes inspirações para dar uma reviravolta cultural».

Considerando que se atravessa uma «crise de civilização», Manuel Alegre alertou que «há mais números para além da economia» e «uma outra dimensão da vida».

 

Lusa / Diário Económico / SNPC
© SNPC | 22.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.