Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bem-aventuranças e sabedoria bíblica trazem monge de Bose a Portugal

Luciano Manicardi, monge italiano do mosteiro de Bose, vem a Portugal no dia 19 de outubro para proferir a conferência “Que santidade para o nosso tempo? A sabedoria bíblica e os desafios do mundo contemporâneo”.

O encontro decorre às 21h30 na igreja paroquial do Campo Grande, em Lisboa, e tem entrada livre, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura pela Fundação Betânia, que organiza a conferência.

Nos dias 20 e 21 de outubro o biblista orienta das 9h30 às 17h30 no Seminário do Verbo Divino, também na capital, o curso “As Bem-aventuranças – um caminho de felicidade para o nosso tempo?”, sujeito a inscrição.

Nascido em 1957, Luciano Manicardi licenciou-se com uma tese sobre o Salmo 68. Entrou na comunidade monástica de Bose em 1980, onde continuou os estudos bíblicos. É o responsável pela formação cultural dos noviços.

No livro “A caridade dá que fazer” (ed. Paulinas), o primeiro do autor publicado em Portugal, lê-se:

«Visto que a pobreza não é vergonhosa, mas sim a injustiça que cria a pobreza, um objetivo da ação caritativa para com o pobre é libertá-lo da vergonha de ser pobre. E esse objetivo seria certamente possibilitado por uma Igreja pobre, por uma Igreja que se apresente a ela própria com as conotações da pobreza, e não só como aquela que age em favor dos pobres, assistindo-os e socorrendo-os».

 

© SNPC | 26.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoLuciano Manicardi

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página