Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Bíblia Moov: Concurso apela à criatividade multimédia para interpretar Bíblia

“Heróis e aventuras” é o tema dos vídeos que se candidatem à 3.ª edição do concurso Bíblia Moov, que propõe aos jovens dos 12 aos 27 anos a realização de um filme que expresse o conhecimento e interpretação de um texto bíblico.

Os concorrentes são desafiados a utilizar «os recursos do audiovisual e da multimédia, e as mais variadas formas de expressão artística, numa perspetiva de inclusão e construção de valores, promotora de cultura e cidadania», refere um comunicado enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Bíblia Moov é um concurso vídeo onde podes, com um grupo de amigos, explorar os recursos audiovisual e multimédia, e as mais variadas formas de expressão: teatro, mímica, dança, música, poesia, conto, banda desenhada, animação, pintura, etc., para fazeres um vídeo que retrate a leitura e a interpretação de um texto bíblico proposto», explica a página da iniciativa. 

A organização sugere mais de 40 excertos bíblicos que envolvem personagens do Antigo Testamento, como Abigail, Abraão, Daniel, David, Elias, Ester, Isaac, Jonas, José, Moisés, Noé, Salomão, Sansão e Rute, a partir dos livros do Génesis, Êxodo, Samuel e Juízes, entre outros.

Os vídeos devem inserir-se num dos seguintes géneros: «Ficção - assenta essencialmente na narrativa; Animação – assenta no papel fulcral da imaginação no processo criativo e na diversidade estética; Documentário – tem como objetivo o testemunho e parte da realidade para refletir sobre ela; Experimental – tem como objetivo expandir e explorar as formas, as técnicas e os métodos da criação cinematográfica (onde se inclui o Videoclip – pela sua função comunicacional)». 

Está prevista a atribuição de dois prémios: 500 € na categoria 12-17 anos e 1500 € (18-27 anos). A data limite de entrega dos trabalhos é 28 de março. A gala de entrega das distinções está marcada para 5 de maio.

O júri é composto por um membro da Sociedade Bíblica de Portugal, entidade organizadora, «e por outros elementos por esta escolhidos de renome nacional, especialistas nas diversas expressões artísticas e tecnologias audiovisual e multimédia», como Inês Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.









 

SNPC
Imagem: kanzefar/Bigstock.com
Publicado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos