A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Biblioteca Nacional expõe Livros de Horas manuscritos e impressos

A Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, expõe 25 Livros de Horas manuscritos, a que se juntam exemplares impressos dos acervos da instituição e da Biblioteca Pública de Évora, constituindo uma especial fonte de conhecimento, arte e espiritualidade cristã.

A seleção dos textos, a riqueza da ornamentação e a escolha do programa iconográfico dos Livros de Horas, obras que se destinam a alimentar a oração, sobretudo de leigos, variavam segundo o gosto e poder económico dos encomendadores, ajustando-se às suas necessidades artísticas e espirituais assim como ao seu prestígio social.

Os Livros de Horas combinam imagens sagradas com evocações do quotidiano medieval e do mundo natural: flores, frutos e animais reais e imaginários ocupam as iniciais ou deslizam pelas margens em explosões de cor e criatividade.

Imagem

A exposição está maioritariamente estruturada de acordo com as principais secções que constituem os Livros de Horas: Calendário, Perícopes evangélicas, Horas da Cruz, Horas do Espírito Santo, Horas da Piedade e do Sacramento, Horas da Virgem, Orações várias, Salmos Penitenciais e Ofício dos Defuntos.

Imagem

O primeiro núcleo temático da mostra apresenta dois códices produzidos em Portugal, onde se inclui o iluminado 4, de elevado valor documental, por ser o único manuscrito conhecido, totalmente escrito em português.

Imagem

A segunda secção é dedicada ao estudo da cor e principais fenómenos de degradação dos Livros de Horas, valiosos legados históricos, artísticos e patrimoniais, enquanto que a terceira reúne documentação de arquivo que dá conta do percurso e história dos códices em contexto institucional.

Imagem

Recorrendo ao painel intitulado a Virgem do Leite, pintado por frei Carlos nas primeiras décadas do século XVI, coloca-se em evidência a transversalidade das diferentes formas de expressão plástica, destacando a repercussão que estes manuscritos tiveram na produção artística da época e em períodos subsequentes.

Imagem

O programa da exposição "Livros de Horas: o imaginário da devoção privada", patente até 16 de fevereiro, com entrada livre, inclui um colóquio internacional (13 e 14 do mesmo mês) e a edição de um catálogo.

Imagem

 

Texto e imagens: Biblioteca Nacional de Portugal
Com SNPC
02.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Livro de Horas

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página