Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquitetura

Bispo de Lamego dedicou igreja da Imaculada Conceição

No (…) dia 25 de agosto (…) [foi] finalmente, dedicada e benzida a Igreja da Imaculada Conceição, pelo (…) Bispo [de Lamego], D. António Couto.

Este novo espaço litúrgico, localizado junto do aglomerado populacional da vila, é um espaço moderno, amplo, acolhedor e preparado com as mais modernas tecnologias para proporcionar as melhores condições de serviço litúrgico.

De entre estes elementos salientamos o aquecimento em piso radiante, um sistema acústico preparado para não haver ressonâncias, um sistema de som digital para proporcionar a melhor transmissão da voz, etc.

Este é também um espaço arejado quer ao nível interior quer exterior. Um espaço bastante iluminado interiormente, com luz natural que nos faz sentir em simultâneo em comunhão com a terra e o céu. Um espaço que nos permite estar sempre em comunhão com o mundo exterior, sem deixar de nos projetar para o mais alto.

Foto

Um espaço exterior muito amplo com adro coberto e descoberto, com estacionamento abundante, espaços de jardim, etc.

A nova igreja é dedicada a Nossa Senhora, com o título de Imaculada Conceição. (…) Como a Mãe nunca quer protagonismo e sempre nos aponta os caminhos de seu Filho, ela, sendo padroeira, vai ocupar um lugar lateral, para deixar sobressair Jesus, um Jesus ressuscitado que ocupará uma dimensão significativa de destaque no centro interior do edifício.

Foto

Esta obra imponente e original irá marcar significativamente a nova igreja, quer pelo seu tamanho, quer pelo seu significado, quer pela importância do seu autor - Mestre José Rodrigues, escultor de renome nacional e até internacional. É também da autoria do mesmo escultor a via-sacra que preenche a galeria lateral e nos convida a percorrer os caminhos do mistério pascal de Cristo. (…) 

No exterior do edifício apenas dois sinais discretos nos despertam para o sentido do sagrado - a torre sineira a chamar por cada fiel, e uma cruz em baixo relevo na parede do edifício. Estes sinais são apenas como que um convite a entrar para nos sentirmos envolvidos pelo mistério do sagrado que se pretende celebrar e viver no seu interior. Penso que é um espaço onde nos vamos sentir bem, acolhidos pela Mãe para nos encontrarmos com o Filho. (…)

Foto

A comunidade de Resende precisava deste espaço para poder celebrar com dignidade essa mesma fé. Agora ele é uma realidade e esperamos que todos possamos desfrutar dele para celebrar com alegria as glórias de Deus e de Maria.

A obra não termina aqui… esta é apenas a primeira parte dum conjunto que prevê ainda, acoplado como num puzzle, o Centro Paroquial. A seu tempo, também ele será uma realidade, não desistimos do sonho e acreditamos que ele é possível, porque a comunidade merece. (…)

Imagem

 

Nota
Texto integral, da autoria dos párocos, em “Notícias de Resende”.

 

Fotografias (obtidas antes da dedicação): Paróquia de Resende
© SNPC | 26.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
José Rodrigues

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página