Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bispos do Brasil propõem cursos para implantar Pastoral da Cultura em todas as dioceses

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quer implantar a Pastoral da Cultura nas dioceses de todo o país, e para esse efeito estabeleceu uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) para a criação de dois cursos.

Em parceria com o Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais da PUC Minas, o episcopado propõe uma pós-graduação à distância de 18 meses (três semestres) e carga horária de 360 horas, com inscrições abertas até 24 de fevereiro e início das aulas a 17 de março.

O outro curso, presencial e de curta duração, com 64 horas, é destinado a pessoas com ensino médio completo, modalidade vai ser oferecida em cada igreja local, refere o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, Josimar Azevedo.

A diocese que se interessar vai receber um grupo de professores para implementar a formação, explicou o responsável, adiantando que a primeira experiência desta formação decorrerá na arquidiocese de Belo Horizonte, cidade capital do estado de Minas Gerais.

«Não faz muito tempo, havia a compreensão de que a cultura não devia ser compreendida como um campo de ação evangelizadora da Igreja. Hoje, percebemos que a cultura tem tudo a ver com o processo de transformação da vida da pessoa, do testemunho cristão dentro da comunidade, na sociedade», frisou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura.

«Não podemos esquecer que a Igreja é a instituição mais significativa no campo da cultura, pelo seu património histórico e pela sua forma de atuação. Ela tem uma grande contribuição a dar nesse campo, além de ter acumulado o maior acervo cultural de nosso país», acrescentou D. Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte.

A Pastoral da Cultura pretende «consolidar na Igreja do Brasil o diálogo especializado, estreito, objetivo e concreto entre fé e cultura”, sublinhou Josimar Azevedo.

A PUC Minas foi eleita a melhor instituição do país na categoria Universidade do Ano - Escolas Privadas, distinção atribuída no âmbito do Prémio Melhores Universidades – Guia do Estudante 2013, da Editora Abril.

A Pontifícia Universidade Católica, selecionada entre 558 instituições públicas e privadas de todo o Brasil, recebeu pela quinta vez a distinção, depois de ter sido premiada em 2006, 2010, 2011 e 2013.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 04.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Logótipo

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página