Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Jornada Mundial da Juventude, Brasil

Papa Francisco aos jovens: «Bota fé», esperança e amor na tua vida

O papa pediu hoje às centenas de milhares de jovens reunidos na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para fazerem das suas vidas uma morada onde a fé, a esperança e o amor sejam o critério decisivo.

«A fé realiza na nossa vida uma revolução que poderemos chamar coperniciana, porque nos tira do centro e restitui-nos a Deus; a fé imerge-nos no seu amor que nos dá segurança, força, esperança. Aparentemente não muda nada, mas no mais profundo de nós mesmos, tudo muda. No nosso coração mora a paz, a doçura, a ternura, a coragem, a serenidade e a alegria, que são frutos do Espírito Santo, e a nossa existência transforma-se, o nosso modo de pensar e de agir renova-se, torna-se o modo de pensar e de agir de Jesus, de Deus.»

Até chegar ao local onde se dirigiu aos jovens, o papa trocou de solidéu, bebeu um gole de mate, bebida tradicional argentina, ao mesmo tempo que saudava os participantes na Jornada Mundial da Juventude.

«Vós demonstrais que a fé é mais forte que o frio e a chuva», disse Francisco ao referir-se às condições atmosféricas adversas que atingem o Rio de Janeiro e que motivaram a transferência da vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude, no sábado à noite, e da missa de encerramento do encontro, no domingo de manhã, para a praia de Copacabana, já que o local inicialmente previsto está alagado.

FotoREUTERS/Sergio Moraes

Francisco prosseguiu: «Vejo em vós a beleza do rosto jovem de Cristo e o meu coração enche-se de alegria. Recordo a primeira Jornada Mundial da Juventude a nível internacional. Foi celebrada em 1987, na Argentina, na minha cidade de Buenos Aires. Guardo viva na memória estas palavras do beato João Paulo II aos jovens: "Tenho muita esperança em vós!"»

FotoREUTERS/Sergio Moraes

O papa recordou o acidente de viação na Guiana Francesa, que causou a morte de uma jovem que estava a caminho da Jornada, e pediu um minuto de silêncio, em oração por Sophie Morinière, pelos feridos e seus familiares.

A seguir, Francisco pediu um aplauso para o papa emérito, Bento XVI, que escolheu o Rio de Janeiro para acolher a Jornada Mundial da Juventude, e que por esse motivo é esta semana «o centro da Igreja, o seu coração vivo e jovem».

FotoREUTERS/Paulo Whitaker

Após o "Rio de Fé", espectáculo de música e cenografia, cinco jovens, em representação dos cinco continentes, saudaram o papa, que logo depois iniciou a sua intervenção, de que apresentamos alguns excertos.

«"É belo para nós estar aqui!", exclamou Pedro, depois de ter visto o Senhor Jesus transfigurado, revestido de glória. Queremos repetir, também nós, estas palavras? Eu penso que sim, porque para todos nós, hoje, é belo estar aqui reunidos juntos em torno a Jesus! É Ele que nos acolhe e se torna presente no meio de nós, aqui no Rio.»

FotoREUTERS/Ricardo Moraes

«O que podemos fazer? "Bota fé - Mete fé". A cruz da Jornada Mundial da Juventude gritou esta palavra ao longo de toda a sua peregrinação através do Brasil. "Mete fé": o que significa? Quando se prepara um bom prato e se vê que falta o sal, então tu "metes" o sal; falta o azeite, então tu "metes" o azeite... "Meter", isto é, colocar, deitar.

«Assim é também a nossa vida, caros jovens: se desejamos que ela tenha verdadeiramente sentido e plenitude, como vós mesmos desejais e mereceis, digo a cada um e a cada uma de vós: "mete fé» e a tua vida terá um sabor novo, haverá uma bússola que indica a direção; "mete esperança" e cada dia teu será iluminado e o teu horizonte deixará de ser escuro, mas luminoso; "mete amor" e a tua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o teu caminho será feliz porque encontrarás muitos amigos que caminham contigo. Mete fé, mete esperança, mete amor!»

FotoREUTERS/Ricardo Moraes

«Hoje digo-vos com força: "mete Cristo" na tua vida e encontrarás um amigo em quem podes sempre confiar; "mete Cristo" e verás crescer as asas da esperança para percorrer com alegria o caminho do futuro; "mete Cristo" e a tua vida será cheia do seu amor, será uma vida fecunda.»

«Hoje, gostava que todos se perguntassem com sinceridade: em quem colocamos a nossa confiança? Em nós mesmos, nas coisas, ou em Jesus?»

«Decerto que o possuir, o dinheiro, o poder podem dar um momento de inebriamento, a ilusão de ser feliz, mas, no fim, são eles que nos possuem e nos incitam a ter sempre mais, a nunca estar saciado. "Mete Cristo" na tua vida, repõe n'Ele a tua confiança e nunca serás desiludido!»

 

«"Mete Cristo": Ele acolhe-te no sacramento do perdão, para curar, com a sua misericórdia, as feridas do pecado. Não haja medo de pedir perdão a Deus. Ele nunca cessa de nos perdoar, como um pai que nos ama. Deus é pura misericórdia"»

«"Mete Cristo": Ele espera-te no encontro com a sua Carne na Eucaristia, sacramento da sua presença, do seu sacrifício de amor, e na humanidade de muitos jovens que te enriquecemm com a sua amizade, te encorajam com o seu testemunho de fé, te ensinam a linguagem da caridade, da bondade, do serviço. Também tu, querido joven, querida jovem, podes ser uma testemunha feliz do seu amor, uma testemunha corajosa do seu Evangelho, para levar neste nosso mundo um pouvo de luz.»

FotoREUTERS/Ricardo Moraes

«"É belo para nós estar aqui", meter Cristo na nossa vida, meter a fé, a esperança, o amor que Ele nos dá. Caros amigos, nesta celebração acolhemos a imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Com Maria, queremos ser discípulos e missionários. Como Ela, queremos dizer "sim" a Deus.»

A primeira participação de Francisco no programa oficial da Jornada Mundial da Juventude incluiu a evocação das missões que levaram o cristianismo ao país e ao continente, bem como a atuação da cantora Fafá de Belém.

FotoREUTERS/Sergio Moraes

 

FotoREUTERS/Ricardo Moraes

 

 

Programa do papa Francisco no Brasil
Horário local; mais quatro horas em Portugal continental

 

Segunda-feira, 21 de julho

16h00
Acolhida oficial no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro

17h00
Cerimónia de boas-vindas no Jardim do Palácio Guanabara
Discurso

Foto

17h40
Visita de cortesia à Presidente da República no Palácio Guanabara no  Rio de Janeiro

Estadia na Residência do Sumaré no Rio de Janeiro

Foto

 

Quarta-feira, 23 de julho

08h15
Partida em helicóptero do Sumaré para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Estado de S. Paulo)

09h30
Chegada ao Heliporto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Foto

10h00
Veneração da Imagem de Nossa Senhora na Sala dos 12 Apóstolos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Foto

10h30
Missa na Basílica do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Homilia

13h00
Almoço com a Comitiva Papal, os Bispos da Província e os Seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida

16h10
Partida em helicóptero do Seminário Bom Jesus de Aparecida para o Rio de Janeiro

17h25
Chegada ao Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro

Foto

18h30
Visita ao Hospital de São Fancisco de Assis na Providência de Deus (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT), no Rio de Janeiro
Discurso

Foto

 

Quinta-feira, 25 de julho

07h30
Missa na Residência do Sumaré

09h45
Entrega das chaves da cidade ao papa; bênção das bandeiras olímpicas no Palácio da Cidade

Foto

11h00
Visita à Comunidade de Varginha em Manguinhos
Discurso

Foto

18h00
Festa de acolhida dos jovens na Praia de Copacabana
Saudação e discurso

Foto

 

Sexta-feira, 26 de julho

7h30
Missa na Residência do Sumaré

10h00
Confissão de alguns jovens da XXVIII JMJ no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista

Foto

11h30
Breve encontro com alguns jovens detidos (Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim)

Foto

12h00
Oração do Angelus Domini do balcão central do Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim
Alocução

12h15
Saudação ao Comité Organizador da 28.ª Jornada Mundial da Juventude e aos Benfeitores (Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim)

13h00
Almoço com os jovens no Salão Redondo no Palácio Arquiepiscopal S. Joaquim

18h00
Via-sacra com os jovens na Praia de Copacabana
Discurso

 

Sábado, 27 de julho

09h00
Missa com os bispos da 28.ª Jornada Mundial da Juventude e com os sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral de São Sebastião
Homilia

Foto

11h30
Encontro com a classe dirigente do Brasil no Teatro Municipal
Discurso

Foto

13h30
Almoço com os cardeais do Brasil, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, bispos da Região e comitiva papal (Centro de Estudos do Sumaré)

19h30
Vigília de oração (praia de Copacabana) (inicialmente prevista para o "Campus Fidei", em Guaratiba, mas mudada por causa das condições atmosféricas adversas)
Discurso

 

Domingo, 28 de julho

10h00
Missa (praia de Copacabana) (inicialmente prevista para o "Campus Fidei", em Guaratiba, mas mudada por causa das condições atmosféricas adversas)
Homilia

Oração do Angelus Domini
Alocução

14h00
Almoço com a comitiva papal (Centro de Estudos do Sumaré)

16h00
Encontro com a Comissão de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) (Centro de Estudos do Sumaré)
Discurso

16h40
Despedida da Residência do Sumaré

17h30
Encontro com os Voluntários da Jornada Mundial da Juventude (Pavilhão 5 do Rio Centro)
Discurso

Foto

18h30
Cerimônia de despedida (Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim)
Discurso

19h00
Partida para Roma

 

Segunda-feira, 29 de julho

11h30 (10h30 em Portugal)
Chegada a ao Aeroporto de Roma (Ciampino)

 

Nota: A tradução da intervenção do papa não é oficial, tendo sido redigida a partir de texto em italiano.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 26.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto REUTERS/Ricardo Moraes

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página