Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cânticos do conclave que elegeu papa Francisco e missa de inauguração do pontificado editados em disco

Imagem Capa do CD (det.) | D.R.

Cânticos do conclave que elegeu papa Francisco e missa de inauguração do pontificado editados em disco

"Habemus papam" é um novo disco duplo que inclui o anúncio público da eleição do papa Francisco, a sua primeira intervenção em público e os cânticos da missa de inauguração do seu ministério.

O título do CD da editora alemã Deutsche Grammophon, que estará disponível a 24 de novembro, reproduz as palavras com que se proclama na Praça de S. Pedro, no Vaticano, a eleição de um papa.

As gravações, realizadas em março de 2013, incluem os cânticos da missa para a eleição do papa, a entrada no conclave, as missas com os cardeais eleitores e de inauguração do ministério petrino, bem como o anúncio «habemus papam» e o primeiro discurso de Francisco.

Os cânticos são interpretados pela "Capella Musicale Pontifica 'Sistina'", dirigida pelo padre italiano Massimo Palombella.

O disco foi entregue a Francisco nesta quarta-feira, que «agradeceu muito e mostrou a sua esperança de que este trabalho possa continuar de forma permanente», afirmou o sacerdote, após o encontro com o papa, refere a Rádio Vaticano.

«O encontro foi muito cordial e intenso, porque o papa conhece o prestígio da Deutsche Grammophon», acrescentou o padre Palombella, referindo-se à editora que detém cerca de 70% do mercado mundial.

A maior parte das obras reproduzidas no CD, que se encontra em pré-venda, são de canto gregoriano, estando também presentes peças de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525 - 1594), Lorenzo Perosi (1872 - 1956), Francisco Guerrero (1528 - 1599), Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) e do próprio diretor da Capela Musical "Sistina". O disco apresenta igualmente repertório típico da Capela Musical Pontifícia.

O CD vai ser apresentado à imprensa esta quinta-feira, no Vaticano, numa sessão em que intervêm o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, o diretor da Capela Musical Pontifícia, o diretor da Rádio Vaticano, padre Federico Lombardi, e Mirko Gratton, da editora Universal.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 08.11.2014

 

 

 
Imagem Capa do CD | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos