Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquitetura

Cardeal-patriarca assina prefácio de livro sobre 75 anos da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa

O cardeal-patriarca, D. José Policarpo, assina o prefácio do livro sobre os 75 anos da igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (1938-2013), em Lisboa, que vai ser lançado em abril.

O volume intitulado "Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, 75 anos", inclui uma apresentação redigida pelo pároco, cónego Luís Alberto Carvalho, seguindo-se o texto "A igreja de Nossa Senhora de Fátima - Da cidade à arquitetura", do arquiteto José Manuel Fernandes.

O cónego António Rego reflete sobre a dimensão litúrgica da igreja, o arquiteto João Vieira Caldas enquadra o espaço no âmbito da arquitetura modernista e da obra de Porfírio Pardal Monteiro, autor do projeto, enquanto que a historiadora Raquel Henriques da Silva apresenta "As artes da igreja de Fátima".

O arquiteto João Alves da Cunha, membro do Grupo de Arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, detém-se na polémica e na defesa da igreja de Nossa Senhora de Fátima no contexto da evolução litúrgica e do espaço religioso.

FotoJoão Carvalho

O lançamento decorre a 11 de abril, às 18h00, na primeira sessão de um ciclo de conferências no espaço da paróquia: "A Igreja de Fátima e o contexto litúrgico" (cónego António Rego) e "Edificação no contexto do tempo e do espaço. Da cidade à arquitetura" (arquiteto José Manuel Fernandes).

"A arquitetura da igreja no quadro da arquitetura modernista e da obra de Porfírio Pardal Monteiro" (João Vieira Caldas) e "As artes na igreja de Nossa Senhora de Fátima - Dimensão cultural e artística" (Raquel Henriques da Silva) são os temas a desenvolver a 18 de abril, à mesma hora.

Foto Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA)

A igreja de Nossa Senhora de Fátima começou a ser edificada em agosto de 1934, conforme projeto de Pardal Monteiro, ajudado por Rodrigues Lima, João Faria da Costa, António Martins e Fernando Batalha.

O programa construtivo e iconográfico contou com a colaboração do monge beneditino belga D. Martin, da abadia de Lovaina, e de monsenhor Pereira dos Reis, sacerdotes envolvidos no movimento de Renovação Litúrgica.

FotoFoto: Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA)

Os vitrais e mosaicos, incluindo do batistério, foram concebidos por Almada Negreiros, e Leopoldo de Almeida executou a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Francisco Franco, Barata Feyo, Lino António, Raul Xavier, António da Costa e Henrique Franco foram alguns dos criadores convocados para obras como o conjunto de apóstolos da fachada principal, Jesus Crucificado, Coração da Virgem, Santo António e Via Sacra.

Foto João Carvalho

A igreja, Prémio Valmor, foi dedicada a 13 de outubro de 1938, 21 anos depois da última aparição da Virgem Maria em Fátima, com a presença do cardeal patriarca, Manuel Gonçalves Cerejeira, e do presidente da República, Óscar Carmona.

O terreno onde a igreja de Nossa Senhora de Fátima está implantada foi adquirido com a venda ao Banco de Portugal da igreja de São Julião, na Baixa lisboeta.

FotoJaime Silva

O facto de a abertura ao público do Museu do Dinheiro, instalado na antiga igreja de São Julião, coincidir com o 75.º aniversário da igreja de Nossa Senhora de Fátima, motiva a realização de uma exposição sobre o espólio da paróquia juliana.

A mostra, que abre esta quinta-feira, 28 de fevereiro, apresenta alfaias litúrgicas, esculturas, mobiliário e paramentaria, além de documentos, num total de 80 objetos, muitos deles inéditos, já que foram transferidos para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

FotoIgreja em 1938. Foto: Estúdio Mário Novais

Dos 300 pergaminhos relativos à primitiva igreja medieval com o mesmo orago, outrora localizada na Baixa, são expostos cinco, datados dos séculos XIV a XVI.

A exposição pode ser visitada gratuitamente nos dias úteis das 10h00 às 17h00, até 31 de maio.

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.