Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese do Porto

Centro de Cultura Católica abre matrículas para Curso Básico de Teologia

O Centro de Cultura Católica, no Porto, abriu as matrículas para o Curso Básico de Teologia, projeto com um plano curricular distribuído por três anos, em regime rotativo, que faculta uma formação teológico-pastoral de nível médio. A formação, acessível a quem possua pelo menos o 12.º ano de escolaridade, compreende a lecionação nas áreas da Filosofia, Psicologia, Pedagogia, Sagrada Escritura, História da Igreja, Direito Canónico e Teologia Fundamental, Dogmática, Moral e Pastoral.

Teologia Moral I (Moral Fundamental), Teologia da Vocação, Pastoral Familiar, História e Teologia da Espiritualidade Cristã, Liturgia I, Sagrada Escritura II: O Evangelho e os Evangelhos, História da Igreja I: Época Antiga e Medieval, Teologia Fundamental e Filosofia são as disciplinas previstas para a edição de 2013/14.

Com o intuito de diversificar a proposta curricular vai ser proposta uma disciplina nova: História e Teologia da Espiritualidade Cristã.

As aulas, que começam a 3 de outubro, decorrem às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19h00 às 21h00) e aos sábados (8h30 às 13h00), sendo possível a inscrição em disciplinas específicas.

A instituição fundada em 1964 vai também promover um ciclo sobre Jesus Cristo, baseado na exibição de um documentário.

“Jesus de Nazaré” será projetado em três partes: “Uma história na história” (8 de outubro), “Hebreu entre os hebreus” (5 de novembro) e “Homem entre os homens” (3 de dezembro), seguindo-se, a concluir o ciclo, a conferência “De Jesus de Nazaré ao Cristo de Deus”, no dia 7 de janeiro, por Maria do Rosário Soveral.

A oferta do Centro de Cultura Católica mantém o Curso Complementar de Formação de Catequistas e os cursos de Ministérios Litúrgicos (acólitos, leitores e música).

As inscrições decorrem até 31 de Julho e de 2 a 27 de setembro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 06.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.