Concílio Vaticano II - 50 anos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgendaVídeosLigações Arquivo

Porto

Centro de Cultura Católica recorda Concílio Vaticano II e propõe "redescobrir o caminho da fé"

O Curso Básico de Teologia proposto pelo Centro de Cultura Católica, da diocese do Porto, vai contar com uma disciplina sobre o Vaticano II, iniciado há 50 anos (11 de outubro de 1962), que pode ser frequentada isoladamente.

“Os movimentos e a nova teologia prepararam o Concílio? Porque foi então uma surpresa o anúncio da sua convocação?”, “A sua preparação e as quatro sessões, entre 1962 e 1965”, “As quatro constituições e a liberdade religiosa”, e “Aggiornamento, um abrir de janelas para entrar o ar puro, revolução copernicana: que palavra é a melhor para dizer o Concílio Ecuménico Vaticano II?” constituem os tópicos da disciplina que vai ser ministrada pelo P. Arlindo Cunha durante o primeiro semestre, às sextas-feiras, das 19h00 às 20h50.

A 9 de outubro é exibido o documentário “O Concílio: História do Vaticano II”, de Alberto Melloni, e no dia 20 do mesmo mês Arnaldo Pinho, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) profere a conferência “Concílio Vaticano II: Novidade e Receção”.

No ano letivo de 2012-13 está igualmente previsto um conjunto de cursos e atividades formativas subordinadas ao tema “Redescobrir o Caminho da Fé”.

Estão previstas quatro conferências dedicadas ao Ano da Fé, que decorre a partir do próximo dia 11 de outubro e se prolonga até 24 de novembro de 2012.

O programa das palestras, que se realizam das 21h00 às 22h00 e não carecem de inscrição, é o seguinte: “A fé professada” (6/11, P. Emanuel Brandão de Sousa), “A fé celebrada” (4/12, Cón. João da Silva Peixoto), “A fé vivida” (8/1, Cón. Jorge Teixeira da Cunha) e “A fé rezada” (5/2, Maria do Rosário Soveral).

Além do Curso Básico de Teologia distribuído por três anos em regime rotativo, a oferta do Centro de Cultura Católica abrange o Curso Complementar de Formação de Catequistas, lecionado aos sábados de manhã e cursos de ministérios litúrgicos (acólitos, leitores, salmistas).

As aulas começam em outubro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 30.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoSé do Porto

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página