Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cineasta portuguesa preside a júri católico internacional

Imagem Póster (det. ) | D.R.

Cineasta portuguesa preside a júri católico internacional

A realizadora e professora de universitária de Cinema Inês Gil vai presidir ao júri da Associação Católica Mundial para a Comunicação (Signis) na 28.ª edição do festival Cinélatino, que decorre de 11 a 20 de março na cidade francesa de Toulouse.

Inês Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que apoia a presença da cineasta no festival, terá como membros do júri as francesas Véronique Bobin, da Associação Cinema e Espiritualidade, e Amélie Pommes, estudante no Instituto Católico de Toulouse.

Os jurados atribuirão os prémios Signis para as secções competitivas de Documentário e Curta-Metragem do festival que é exclusivamente dedicado à cinematografia da América Latina.

Além dos filmes a concurso, que incluem longas-metragens de ficção, o festival apresenta o espaço "Descobertas", dedicado a trabalhos variados de «temáticas fortes e estética singular», que proporcionam a oportunidade de «descobrir ou redescobrir novos realizadores e cineastas confirmados».

O espaço "Outro olhar" destaca «filmes radicais, que oscilam entre beleza delicada e beleza feroz» e que «ousam ir a territórios novos, não consensuais», enquanto a secção Focus" propõe cerca de 30 filmes, ficções e documentários sobre grandes figuras da América Latina.

A programação compreende também encontros com os realizadores, sessões literárias, exposições, "eventos Tango" e concertos, bem como ações educativas compostas por sessões para crianças e jovens.

Os prémios Signis, organismo que tem como membro em Portugal o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, são atribuídos de acordo com a qualidade artística dos filmes, a par dos seus valores humanos, sociais e espirituais.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.03.2016

 

 

 
Imagem Póster | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos