Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cinquenta pequenos cantores vêm de França a Portugal interpretar música sacra da Quaresma

Cinquenta pequenos cantores vêm de França a Portugal interpretar música sacra da Quaresma

Imagem Maîtrise de Sainte Marie d’Antony | D.R.

A Maîtrise de Sainte Marie d’Antony, coro de crianças e adolescentes sediado em Paris, vai estar em digressão por Portugal nos primeiros dias de abril, interpretando repertório quaresmal de compositores franceses do Barroco até à atualidade.

Os cinquenta pequenos cantores, sob a direção de Georges Bessonnet e com acompanhamento de órgão de Jorris Sauquet, integram o coro de elite do Collège Sainte-Marie d’Antony, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Cantar "o belo" para elevar a alma e o espírito é a vocação da Maîtrise», o que se manifesta nas celebrações religiosas que decorrem na capela do colégio e «em numerosos concertos tanto em França como no estrangeiro», lê-se na página do coral misto.

O repertório da instituição fundada em 1970 compreende 15 missas, canto gregoriano, cerca de cinco dezenas de salmos e mais de 20 obras de compositores dos séculos XVI e XVII.

A digressão começa a 2 de abril, às 11h00, na sé de Santarém, com a missa cantada do quinto Domingo da Quaresma, igualmente interpretada pela Schola Cantorum da catedral. No mesmo dia o coro francês atua às 18h30 na igreja da Misericórdia, também na cidade escalabitana.

O programa prossegue no dia 3, às 20h30, na igreja de S. Luís dos Franceses, em Lisboa, rumando à basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, a 4 de abril, onde às 18h30 um «mini-concerto» evoca a missa de terça-feira V da Quaresma.

Os dois últimos concertos estão previstos para o Porto: o primeiro no dia 5, às 19h15, na igreja da Lapa, e o segundo a 6 de abril, às 21h30, na igreja dos Clérigos.

Esta é a segunda visita de um coro do movimento internacional Pueri Cantores a Portugal desde que a Federação Portuguesa de Pueri Cantores foi constituída, em 2014, tendo como presidente da Direção Provisória o maestro e organista David Paccetti Correia.

A Federação Portuguesa de Pueri Cantores é um organismo associativo dos coros de pequenos cantores dedicados à prática musical litúrgica regular.



























 

SNPC
Publicado em 10.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos