Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Colóquios sobre "O lugar de Deus na cultura contemporânea" debatem arte e transcendência

Imagem

Colóquios sobre "O lugar de Deus na cultura contemporânea" debatem arte e transcendência

A Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) vai apresentar um ciclo de duas mesas-redondas sobre "O lugar de Deus na cultura contemporânea".

A primeira sessão, centrada na questão da "transcendência e arte poética", decorre a 19 de março, com as intervenções de Henrique Manuel Pereira, Rui Teixeira e José Pedro Angélico, que têm em comum a licenciatura em Teologia, a par da docência universitária na Escola das Artes e Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

"Museu imaginário do sagrado" é o tema do segundo encontro, a realizar no dia 23 de março, com Alberto Medina de Seiça, mestre em Ciências Jurídico-Criminais, Sandra Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, e José Ferrão Afonso, doutorado em Teoria e História da Arquitetura.

«Há uma necessidade imperiosa de evangelizar as culturas para inculturar o Evangelho. Nos países de tradição católica, tratar-se-á de acompanhar, cuidar e fortalecer a riqueza que já existe», sublinha o papa Francisco na exortação "A alegria do Evangelho".

O mesmo documento, que apresenta «diretrizes» para «encorajar e orientar» a Igreja, salienta que nas cidades continuam a formar-se «novas culturas», a partir das quais o cristão recebe «linguagens, símbolos, mensagens e paradigmas que oferecem novas orientações de vida, muitas vezes em contraste com o Evangelho de Jesus».

«É necessário chegar aonde são concebidas as novas histórias e paradigmas, alcançar com a Palavra de Jesus os núcleos mais profundos da alma das cidades. Não se deve esquecer que a cidade é um âmbito multicultural», frisa Francisco.

Os colóquios promovidos pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia realizam-se a partir das 9h30 nas instalações da Foz da Universidade Católica (Auditório Carvalho Guerra).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 10.03.2015 | Atualizado em 27.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos