Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Congresso reflete sobre o divino e o religioso em Agustina Bessa-Luís

Imagem

Congresso reflete sobre o divino e o religioso em Agustina Bessa-Luís

O divino e o religioso na obra da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís constituem algumas das questões que vão ser refletidas no congresso que a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe a 14 e 15 de outubro.

O programa do encontro internacional, intitulado "Ética e Política na Obra de Agustina Bessa Luís", prevê a conferência "Deste mundo e do outro - Santo António segundo Agustina", que será proferida por Anamaria Filizola, integrando um painel marcado para dia 15, das 11h30 às 13h00, no auditório 2.

À mesma hora e na mesma data, em que Agustina completa 92 anos, realiza-se na sala 1 outro painel, composto por intervenções de Jorge Cunha (“A incidência do divino na obra de Agustina: as suas consequências éticas”) e José Eduardo Reis (“Da vontade negativa de Schopenhauer à representação biográfica da santidade em Agustina”).

Do mesmo painel, presidido por José Eduardo Franco, faz também parte a conferência de Maria Luisa Sarsfield Cabral intitulada “A dimensão religiosa na obra de Agustina Bessa Luís”.

Durante a tarde, das 14h30 às 16h00, no auditório 2, Maria João Reynaud fala sobre "Agustina e o problema do Mal", num painel que integra Jaime Nogueira Pinto e Salvato Trigo.

"A Sibila e a revolução no romance português do século XX", "Agustina: a voz lúcida da Revolução de Abril", "Agustina: ética no/do feminino", “A questão do poder ou uma política da ironia” e “Para o auto-retrato do escritor enquanto hermeneuta do mundo" constituem algumas das 40 intervenções anunciadas no programa.

A conferência de abertura do I Congresso Internacional do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís será proferida por Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, enquanto que a intervenção de encerramento terá o pensador Eduardo Lourenço como orador.

No dia 14, às 22h00, na sala polivalente do Centro de Arte Moderna, estreia-se a nível mundial a ópera "Três mulheres com máscara de ferro", com música de Eurico Carrapatoso, distinguido em 2011 pela Igreja católica em Portugal com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes.

A obra, com direção musical de João Paulo Santos, encenação de João Lourenço e produção do Teatro Aberto, pode ser vista gratuitamente, com a entrada limitada à lotação máxima da sala.

A entrada nas sessões do congresso é livre, sugerindo-se a inscrição prévia para o endereço eletrónico heleuterio@gulbenkian.pt.

Agustina Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922 em Vila Meã, Amarante, região que marcará a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com "Mundo Fechado". Entre as várias distinções destaca-se o Prémio Camões, maior galardão literário dedicado à Língua Portuguesa, atribuído pelos governos de Portugal e Brasil, que recebeu em 2004.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 09.10.2014 | Atualizado em 27.04.2023

 

 

 
Imagem
A conferência de abertura do I Congresso Internacional do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís será proferida por Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, enquanto que a intervenção de encerramento terá o pensador Eduardo Lourenço como orador
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos