Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

De Amy Winehouse ao rock cristão dos The Sun: a Igreja Católica à procura da juventude perdida

A cantora Amy Winehouse e a banda rock cristã The Sun também entram na "playlist" do cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura.

«Naquelas letras tão musicalmente e tematicamente dilaceradas emerge um pedido de sentido comum a todos»: foi com estas palavras que o prelado que vai pregar o retiro quaresmal do papa se referiu aos temas da artista inglesa que morreu em 2011, aos 27 anos, com milhões de discos vendidos.

A assembleia plenária do Pontifício Conselho, que decorre de 6 a 9 de fevereiro em Roma, vai ser dedicada às culturas juvenis emergentes.

A reunião, que conta com a participação do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, na qualidade de consultor do Conselho Pontifício, começa com uma audiência com Bento XVI, seguida do concerto dos The Sun e de uma conferência proferida pelo sociólogo David Le Breton.

Gianfranco Ravasi, que apresentou esta quinta-feira, no Vaticano, o programa do encontro, considera que a emotividade dos jovens, o seu «individualismo pragmático» e a sua procura do prazer e do lazer, a frequente ausência de referências culturais e morais não devem ser motivo para olhar com pessimismo para as novas gerações.

Depois de mencionar factores de exclusão dos jovens, como a «corrupção», «incoerência», «precariedade», «desemprego» e «marginalidade», o biblista sublinhou que a «diversidade» da juventude «não é apenas negativa mas contém sementes surpreendentes de fecundidade e autenticidade».

O prelado deu como exemplos o «voluntariado» exercido por muitos jovens, «a paixão pela música, pelo desporto, pela amizade, que é uma maneira de dizer que o homem não vive só de pão», até à sua «original espiritualidade, sinceridade e liberdade oculta sob um manto de aparente indiferença».

A presença da banda de rock italiana na assembleia plenária é uma das surpresas do programa. Os The Sun não são, contudo, desconhecidos para a Igreja: cantaram para Bento XVI durante o Encontro Mundial das Famílias que decorreu o ano passado em Milão, bem como na Terra Santa, para os frades que guardam os espaços sagrados do cristianismo.

Os quatro membros do agrupamento, que recentemente reuniram 25 mil pessoas ao vivo, vão falar da sua experiência profissional e espiritual, antes e depois da conversão.

O líder da banda, Francesco Lorenzi, sublinha que a banda, ao tocar também em igrejas, capelas e auditórios de institutos religiosos, pretende transmitir um som pleno de energia e mensagem positivas «mesmo em locais que tradicionalmente não estão destinados ao rock».
Os The Sun, que em 2012 editaram o álbum "Luce" (Luz), pela Sony, foram banda de suporte em concertos de grupos como The Cure, The Offspring, Misfits e Muse.

 

 

 

Vatican Insider
© SNPC | 31.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Amy Winehouse

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.