Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Debate sobre "diálogo e democracia" nos 50 anos da "Pacem in terris" reúne personalidades da política, teologia, cultura e pensamento

Personalidades da política, teologia, ação social, cultura e do pensamento português vão reunir-se a 23 de novembro, em Lisboa, para debaterem “diálogo e democracia”, na sequência do cinquentenário da encíclica “Pacem in terris”, que se assinala em 2013.

O documento “Paz na terra”, assinado pelo papa João XXIII a 11 de abril de 1963, salientava o dever de os cristãos «participarem ativamente da vida pública e de contribuírem para a obtenção do bem comum de todo o género humano e da própria comunidade política».

Neste sentido, os fiéis são chamados a «esforçarem-se (…) à luz da fé cristã e com a força do amor, para que as instituições de finalidade económica, social, cultural e política sejam tais que não criem obstáculos, mas antes facilitem às pessoas o próprio melhoramento, tanto na vida natural como na sobrenatural».

O encontro “Diálogo e democracia – Instrumentos para a paz na Europa”, que se realiza na Universidade Católica (Auditório Cardeal Medeiros), começa às 10h00 com a sessão de abertura, presidida por D. Jorge Ortiga (arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Social e Mobilidade Humana).

Na mesa marcarão também presença Alfredo Bruto da Costa e João Lourenço, que dirigem, respetivamente, a Comissão Nacional Justiça e Paz e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica, entidades organizadoras.

Às 10h30 realiza-se o painel “O diálogo inter-religioso na construção da paz na Europa”, com José Eduardo Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia, e depoimentos de representantes da Aliança Evangélica e das comunidades hindu, islâmica, ismaelita e judaica, seguido de debate.

O pensador Eduardo Lourenço e Viriato Soromenho Marques, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, reabrem a sessão às 14h00 com o tema “Democracia e valores na construção europeia”, moderado por Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura.

“Para a reabilitação da política em Portugal” é o assunto que junta, após o debate da mesa anterior, Ildefonso Camacho, professor de Teologia, Lídia Jorge, escritora, e José Pacheco Pereira, investigador e comentador político.

As conclusões e a sessão de encerramento começam às 16h40, contando com as intervenções de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, João Lourenço, Alfredo Bruto da Costa e do jornalista Joaquim Franco.

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página