Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Diálogo inter-religioso e testemunho de monge budista marcam caminho quaresmal

Diálogo inter-religioso e testemunho de monge budista marcam caminho quaresmal

Imagem serditova/Bigstock.com

Um monge budista chinês partilha a sua experiência de peregrino na Índia e a sua devoção por Teresa de Calcutá, ao mesmo tempo que distribui a jovens católicos chineses exemplares da medalha da santa, abençoados no dia da sua canonização, na praça de S. Pedro, no Vaticano.

Os gestos aconteceram durante o encontro inter-religioso realizado pela paróquia do Sagrado Coração, na diocese de Zhengzhou, província de Henan, no contexto do percurso quaresmal da comunidade católica.

Na noite de 25 de março o grupo de jovens paroquial acolheu o monge Kuan Yan e os seus discípulos para um «intercâmbio espiritual, um encontro do coração, a consolidação da amizade, para que os jovens possam melhorar e crescer espiritualmente», explicou o pároco, P. Liu Jiang Dong.

O monge budista descreveu a sua peregrinação pela Índia e «a admiração pela santa que dedicou tudo aos pobres», tendo sustentado que «todas as religiões ensinam o bem, colocam a pessoa no centro, pregam a caridade, a misericórdia e a filantropia».

«Quer os monges budistas quer os sacerdotes católicos confiaram a vida e o futuro aos jovens, desejando para eles uma vida espiritual sólida, marcada pela oração e pelas obras caritativas, para que outros possam conhecer a religião», acrescentou.

Na paróquia do Sagrado Coração, além de iniciativas para jovens, evangelização e serviço social, 2017 foi denominado o "Ano da Espiritualidade", com o convite a «abrir o coração à Igreja».

«Queremos viver em concreto uma vida comunitária harmoniosa, eliminando todos os obstáculos. Juntos queremos colocar-nos ao serviço da comunidade, da Igreja e da sociedade», declarou o pároco.



 

In: "Fides"
Edição: SNPC
Publicado em 30.03.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos