Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Diocese organiza festival de cinema

Imagem

Diocese organiza festival de cinema

Começou em 2010, no âmbito do Ano Sacerdotal: por iniciativa de bispos, foi constituída uma pequena equipa para criar um festival de cinema que tinha por objetivo mostrar o ministério dos padres através de outras linguagens.

O projeto da diocese francesa de Lille conseguiu o seu público e por isso prosseguiu nos anos seguintes, chegando até à sétima edição, que decorre até de 10 maio, dedicada ao tema "Que fazes tu da tua Terra?",

«O nosso planeta sofre e nós estamos no meio do nevoeiro. É difícil ver o que se perfila no horizonte para o nosso mundo à beira de perder o fôlego. Mais do que nunca, a nossa "casa comum" precisa que arregacemos as mangas para tomar conta dela», refere o texto de enquadramento da iniciativa.

O tema que serviu de base à seleção de 11 filmes exibidos em vários locais da diocese inspirou-se na encíclica "Louvado sejas", do papa Francisco, e na 21.ª Cimeira sobre o Clima, que decorreu em Paris no mês de dezembro de 2015.

"Super size me - 30 dias de fast food" (de Morgan Spurlock, 2004), "Dr. Strangelove" (Stanley Kubrick, 1964) e "Playtime" (Jacques Tati, 1967) são alguns dos filmes que, após a exibição, são objeto de debate entre o público e convidados.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.05.2016 | Atualizado em 25.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos