Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Diretor da Pastoral da Cultura profere conferência sobre Dante, "A Divina Comédia" e a fé em ciclo dedicado ao fado

O padre José Tolentino Mendonça encerra um conjunto de conferências que o Centro Cultural de Belém (CCB) e o Museu de Fado, em Lisboa, dedicam no mês de maio à canção que em 2011 foi integrada no património imaterial da Humanidade.

"Dante Alighieri [c. 1265-1321], 'A Divina Comédia' e a ideia da Fé” é o tema proposto pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura no dia 30, no Museu do Fado, revela a página do CCB.

Na iniciativa denominada “A cantar e a contar”, «Helena Vasconcelos sugerirá os textos e guiará os convidados ao longo de cada sessão», enquanto que a fadista Aldina Duarte «fará perguntas intempestivas e cantará o que lhe aprouver».

«Haverá um breve guião preliminar – aprovado por todos os intervenientes - mas cada convidado é livre de escolher o seu caminho, uma vez que é desejável que faça uma leitura muito pessoal, entrelaçando-a com as suas próprias experiências profissional e privada», explica o site.

Gonçalo M. Tavares (“Camões e a Aventura”, dia 9, CCB), Alexandre Quintanilha (“Shakespeare e a invenção do Humano”, dia 16, CCB) e Pedro Mexia (“Os Mistérios de Pessoa”, dia 23, Museu do Fado) são os autores que completam o programa.

A programação do ciclo "Há fado no cais", em que as sessões se incluem, compreende concertos com fadistas jovens e consagrados, um curso e debates, iniciativas que começaram em dezembro e se prolongam até novembro.

As conferências têm entrada livre.

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 29.01.13 | Atualizado em 17.04.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página