Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Em busca do humano

Imagem

Em busca do humano

Neste dia 11 de Novembro vai decorrer em Nápoles, na Faculdade de Teologia da Itália Meridional, Secção S. Luís, uma jornada intitulada “Em busca do humano”.

Com percursos separados durante a manhã, a vertente de filosofia e de teologia moral juntar-se-ão à tarde para o lançamento de dois livros.

Um deles, "O cuidar do outro" (D. Abignente, G. Parnofiello [edd.], La cura dell'altro, Il pozzo di Giacobbe 2014), volume escrito em honra de Sergio Bastianel, no seu 70º aniversário, teólogo jesuíta que já visitou Portugal diversas vezes, tendo proferido conferências ou participado em debates e cursos em Braga, Porto, Fátima e Lisboa, será apresentado por Pietro Cognato, da Faculdade de Teologia da Sicília. A editorial Cáritas já se propôs traduzir o livro.

No prefácio desta obra, escreve Giuseppe Trentin (da Faculdade de Teologia de Triveneto, Pádua): «A maior sorte que se pode ter na vida é encontrar, no caminho, um mestre. Uma dessas pessoas que põem ao serviço dos mais jovens a sua sabedoria e toda uma série de experiências e de relações, sejam eles fechados ou extrovertidos, pouco importa: o que conta é o estofo moral e espiritual de uma vida que se faz exemplo e testemunho para os outros. Sergio Bastianel é um destes mestres».

Quando, em Roma, no ano de 1987, fui apresentado ao P. Bastianel, estava longe de imaginar como o nosso encontro havia de ser tão determinante na minha vida.

A perspetiva ético-teológica de reflexão no âmbito das questões sociais que tenho desenvolvido está intimamente ligada à teologia moral fundamental de Sergio Bastianel. Realmente, alguns dos que com ele aprendemos, formamos um pequeno grupo em que nos habituámos a pensar juntos; continuamos a encontrarmo-nos com uma fidelidade impressionante. Constituímos, à volta de Sergio Bastianel, como que uma pequena comunidade de investigação de teologia moral, respeitando as diversas áreas de interesse pessoal e partilhando os nossos caminhos, as nossas interrogações. Nessa comunidade de investigação, nunca deixamos de formular perguntas; o que tem possibilitado uma maneira (que é a nossa) de entendermos a teologia moral como busca, como procura.

O "cuidar do outro" surge, assim, para a perspectiva teológica que desenvolvemos, como caminho para encontrar o "humano". Na manhã dessa jornada, apresentarei, com Walter Magnoni (de Milão), uma proposta para refletirmos juntos sobre humanismo e solidariedade. Com Jesus e como Jesus sobre a Terra.

 

J.M. Pereira de Almeida
Faculdade de Teologia da UCP
Publicado em 09.11.2014 | Atualizado em 25.04.2023

 

 
Imagem
Nessa comunidade de investigação, nunca deixamos de formular perguntas; o que tem possibilitado uma maneira (que é a nossa) de entendermos a teologia moral como busca, como procura
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos