Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Natal

Espiritualidade e cooperação unem-se no presépio ao vivo de Priscos

«O maior presépio vivo da Europa, na freguesia de Priscos, em Braga, dá uma lição de vida ao país», porque transmite uma mensagem de união e sentimento de voluntariado numa altura de crise. Assim o crê o mentor do presépio, o padre João Torres, que conseguiu mobilizar cerca de 800 figurantes, de várias faixas etárias e profissões, em torno deste evento que pode ser visitado, aos fins de semana, até 12 de janeiro. São esperados 90 mil visitantes, mais 30 mil do que no ano passado.

«O povo conseguiu unir-se e está de coração e alma neste projeto», diz o pároco de Priscos, que conseguiu pôr a freguesia nas bocas do mundo, inclusive no Brasil, através da reportagem da TV Globo. Diz-se satisfeito com os nove meses de trabalho que foram precisos para pôr de pé o presépio vivo, desde o alinhavar das ideias até à construção propriamente dita dos 90 cenários e a confeção das roupas e restantes adereços.

Cada dia que passa, chegam mais pessoas à freguesia - conhecida também pelo famoso pudim do Abade de Priscos - que querem ver de perto a oitava edição deste presépio vivo. E fazer parte desta «viagem ao tempo de Jesus com os cerca de 90 cenários alusivos às culturas egípcia, judaica, romana, grega e babilónica», distribuídos numa área de 30 mil metros quadrados. E também há quem chegue de propósito de Lisboa, não para simplesmente ver, mas para ser figurante juntamente com as cerca de 800 pessoas que dão vida ao presépio vivo.

Há oito anos, o evento surgiu precisamente para criar este tal espírito de união. «Era urgente o encontro, porque a comunidade estava bastante dispersa», explicou João Torres. Hoje, passados oito anos, o pároco não só conseguiu unir a comunidade como também atrair milhares de pessoas ao evento e colocar a freguesia no mapa como um dos pontos quase obrigatórios de visita nesta quadra natalícia.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, já disse que a iniciativa é «um esforço muito grande de uma comunidade paroquial e um convite para viver o Natal de maneira diferente». E o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considerou-o «uma das referências turísticas da região a nível europeu».

Este presépio vivo, carregado de simbolismo, é a prova, defende o pároco João Torres, de que Portugal «não precisa de políticos inteligentes. Precisa, sim, de regras inteligentes que favoreçam mais a cooperação do que o conflito, aproveitando o que cada um pode dar». Acredita mesmo que as pessoas que visitam o presépio não saem indiferentes ao espírito de comunhão e de trabalho de equipa que se vive no evento.

O cenário com o Menino Jesus, Maria e José, rodeados de animais, é um dos mais visitados. O evento pode ser visitado este domingo e nos dias 1, 4, 5, 11 e 12 de janeiro.

 

Susana Pinheiro
In Diário de Notícias (28.12.2013)
28.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Presépio

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página