Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Esta Igreja que atravessa o silêncio" abre formação em Leiria, que apresenta Sabedoria e poesia na Bíblia

"Esta Igreja que atravessa o silêncio" abre formação em Leiria, que apresenta Sabedoria e poesia na Bíblia

Imagem

O novo ano de atividades do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima vai começar a 26 de setembro com uma conferência dedicada ao tema "Esta Igreja que atravessa o silêncio", pelo P. Adelino Ascenso.

O sacerdote, que desde 2014 é o responsável máximo pelos Missionários da Boa Nova, partiu para a arquidiocese de Osaca, no Japão, depois de ter sido ordenado padre, em 1988.

A pedido da arquidiocese nipónica, transferiu-se para Roma para continuar os estudos de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, na sequência das aulas que Introdução ao Cristianismo que já ministrava na Universidade Católica de Osaka.

Em 2008 defendeu a tese de doutoramento em Teologia "Transcultural Theodicy in the fiction of Shüsaku Endö", autor do livro "Silêncio", sobre a presença cristã no Japão, e cuja adaptação ao cinema, dirigida por Martin Scorsese, foi exibida em Portugal no início deste ano.



Neste ano pastoral de 2017/8 assinala-se o centenário da restauração da diocese de Leiria, pelo que o Centro de Cultura e Formação Cristã «tem a propor um itinerário formativo que pretende aprofundar a identidade e a missão da Igreja no mundo»



O P. Adelino Ascenso regressou aos trabalhos académicos e pastorais em Osaca, assumindo responsabilidades nos campos do diálogo interreligioso, liturgia e pastoral paroquial. Em julho de 2014 regressou a Portugal, participando na assembleia-geral dos Missionários da Boa Nova.

Neste ano pastoral de 2017/8 assinala-se o centenário da restauração da diocese de Leiria, pelo que o Centro de Cultura e Formação Cristã «tem a propor um itinerário formativo que pretende aprofundar a identidade e a missão da Igreja no mundo», com «particular atenção» ao contexto diocesano, refere o organismo em nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Após a conferência e de um tempo de diálogo serão apresentadas as formações deste primeiro semestre, seguindo-se as inscrições.

A Escola Diocesana Razões da Esperança propõe «olhar o tema da identidade e missão da Igreja e da espiritualidade do cristão na vida quotidiana». As aulas começam a 10 de outubro, tendo um ritmo quinzenal, à terça-feira, às 21h00, com as disciplinas de "Igreja e Missão", e "Para uma espiritualidade do quotidiano". Às 22h00 ocorrem as formações específicas de cada serviço pastoral.

No ciclo diocesano de estudos Bíblia e Teologia Cristã é apresentado o estudo da herança bíblica da Igreja, olhando para a história do povo da aliança, bem com para os pontos de aproximação e de distanciamento entre as religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo).

As aulas semanais começam a 12 de outubro com as disciplinas "História do Povo da Aliança", das 19h15 às 20h45. "A herança de um único Deus: hermenêutica das religiões abraâmicas" (21h00-22h30). 

A sessão inaugural com o P. Adelino Ascenso realiza-se às 21h00 na Aula Magna do Seminário de Leiria.



 

SNPC
Publicado em 08.09.2017 | Atualizado em 25.04.2023

 

Calendário de atividades
Informações e inscrições: cfcleiria@gmail.com, 244 812 102

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos