Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

7.ª Arte

Ciclo "Evangelização e cinema" no Instituto de Formação do Patriarcado de Lisboa

“Evangelização e cinema” é o tema de um módulo de três sessões que o Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa vai realizar em fevereiro.

O primeiro encontro, no dia 6, vai debater “O sagrado e o cinema”, com a participação de Carlos Capucho, professor de História de Cinema na Universidade Católica Portuguesa.

Para dia 13 está prevista a conferência “Igreja, cinema, evangelização”, por Margarida Ataíde, que além de integrar o grupo da 7.ª Arte do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) assina semanalmente no seu site uma crítica cinematográfica.

A iniciativa integrada no ciclo “Leitura crente da atualidade” termina a 20 de fevereiro com a mesa redonda “O cinema na minha vida”, com a participação de Francisco Perestrello, o “pai” do Cineclube Católico e durante vários anos responsável pelo Boletim Cinematográfico.

O painel conta também com a presença do padre Vitor Gonçalves, que recorre aos filmes em cartaz nas suas homilias e crónicas escritas, bem como de Inês Gil, professora de Cinema na Universidade Lusófona e também colaboradora no SNPC.

«Qualquer filme, desde que tenha o mínimo de qualidade», apresenta «não só dimensões estéticas extremamente importantes mas também conteúdos humanos interpelativos», sublinhou o coordenador da iniciativa, cónego António Janela.

Em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o responsável realçou que «as pessoas vão ao cinema e não tem um instante de reflexão», enquanto que críticos «ficam-se muitas vezes só pelos aspetos formais».

As sessões, que decorrem às 21h00 na igreja do Coração de Jesus, perto do Marquês de Pombal, têm entrada livre e gratuita.

O ciclo surge na continuidade de outros módulos que «procuram conjugar a evangelização com outras realidades humanas e sociais», como foi o caso da relação entre o anúncio da mensagem cristã e a arte contemporânea, explicou o cónego Janela.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 31.01.12

Imagem
© Tetra Images/Corbis

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.