Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Ensino

Faculdade de Teologia propõe novos cursos e assinala 10 anos da Síntese Catequética Avançada

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) propõe para 2013/14 dois novos cursos, "Pensamento social cristão. Memória e projeto" e "Espiritualidade e bioética", ao mesmo tempo que mantém as principais ofertas formativas dos anos anteriores.

Os conteúdos do curso "Pensamento social cristão", organizado em parceria com a Cáritas Portuguesa, vão estar acessíveis pela internet, possibilitando que o aluno organize o seu tempo de leitura e evite deslocações à universidade.

«Promover uma reflexão acerca da identidade do pensamento social cristão», apresentar os seus fundamentos, «destacar os grandes marcos e temáticas da Doutrina Social da Igreja» e «contribuir para uma redescoberta da fé como compromisso com o projeto de Deus e a justiça social» constituem alguns dos objetivos do curso.

A formação, agendada para outubro de 2013 a julho de 2014, e aberta a candidatos com pelo menos o 12.º ano de escolaridade (ou percurso profissional equivalente), é coordenada pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social, padre José Manuel Pereira de Almeida.

Imagem

Nos primeiros dias do curso, os estudantes podem escolher se querem ser avaliados; se o desejarem, devem participar em pelo menos três sessões presenciais e realizar exames escritos nas instalações da Universidade Católica, além de terem de submeter-se a testes e trabalhos pela internet.

À semelhança de outros cursos online ministrados pela Faculdade de Teologia, está previsto o acompanhamento por parte de tutores, enquanto o secretariado está disponível para esclarecer dúvidas relacionadas com o funcionamento da plataforma de estudo.

A primeira fase das inscrições termina a 5 de agosto, e a segunda decorre de 2 a 30 de setembro. As propinas, que variam segundo o aluno deseje ou não ser avaliado, podem ser pagas no início do ano ou trimestralmente.

Por seu lado, o curso "Espiritualidade e Bioética. Perspetivas Teológicas" realiza-se ao longo de 33 sessões presenciais, em Lisboa, às segundas-feiras, das 18h30 às 22h15.

«Na promoção e no cuidado integrais da vida e da saúde, ressalta a importância da dimensão espiritual. Isto supõe atenção explícita a ela, e ao modo como pode permear os âmbitos em que os saberes técnicos atuam e que não lhe são indiferentes. Trata-se de uma interação de que todos podem beneficiar, sobretudo a pessoa enferma. Cuidar dela é cuidar da sua realidade total. Este curso pretende ser um contributo nesse sentido, com referência explícita à teologia e espiritualidade cristãs», lê-se na apresentação.

Imagem

Também aqui os estudantes podem optar por serem avaliados. As inscrições decorrem até 31 de julho, reabrindo de 7 a 18 de outubro.

A Síntese Catequética Avançada, curso pela internet que se realiza pela 10.ª vez, apresenta «uma síntese espiritual e doutrinal da fé cristã através de um percurso guiado pelo Catecismo da Igreja Católica».

A formação pretende oferecer «um conhecimento mínimo da Bíblia - partes, modos de interpretação, marcos históricos, etc.», estimular a descoberta do «património doutrinal na arte, na cultura e na apreciação crítica da vida social (Doutrina Social da Igreja)», «proporcionar uma formação mais sólida em ordem a facilitar uma melhor corresponsabilização e cooperação na missão e tarefas das paróquias, movimentos, organismos e grupos eclesiais».

Imagem

O curso decorre em moldes semelhantes ao "Pensamento social cristão" no que diz respeito à duração, avaliação, acesso aos conteúdos pela internet, acompanhamento por tutores e habilitações mínimas.

Quanto ao doutoramento em Teologia, destinado prioritariamente a estudantes deste curso, está aberto, «com as devidas adaptações didático-pedagógicas, e mediante autorização da Direção, a alunos do Segundo Ciclo de Estudos ou Alunos Ouvintes», sendo possível a inscrição apenas em algumas unidades curriculares.

Imagem

Imagem

Imagem

A primeira fase das candidaturas termina a 19 de julho, e a segunda decorre de 2 a 9 de setembro, com as aulas a começarem no dia 23 do mesmo mês.

Continua a ser proposto o Mestrado Integrado em Teologia, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, até à hora de almoço.

Imagem

Imagem

Em horário pós-laboral é possível frequentar a licenciatura em Ciências Religiosas, em regime de b-learning (conjugando transmissão de conteúdos e trabalhos pela internet com sessões presenciais). Estão também previstos mestrados em Ciências Religiosas (especialização em Educação Moral e Religiosa Católica) e Estudos da Religião.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 16.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Universidade Católica Portuguesa
Lisboa

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página