Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A família é «desprezada» e «maltratada» mas continua a ser «a célula fundamental da sociedade», afirma papa Francisco

O papa Francisco iniciou hoje no Vaticano uma reunião com a maior parte dos cardeais da Igreja sobre o tema da família, antecedendo o consistório do próximo sábado em que vai criar 19 cardeais.

«A família «é a célula fundamental da sociedade humana. Desde o princípio, o Criador pôs a sua bênção sobre o homem e sobre a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a Terra; e assim a família representa no mundo como que o reflexo de Deus, uno e trino», frisou Francisco, citado pela Rádio Vaticano.

A reunião com os membros do Colégio Cardinalício presentes no Vaticano «terá sempre presente a beleza da família e do matrimónio», centrando-se na «grandeza» de uma realidade humana «tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de cansaços e sofrimentos, como toda a vida», acentuou.

O debate, para o qual são esperados cerca de 185 cardeais, procurará «aprofundar a teologia da família e a pastoral» que deve ser concretizada nas «condições atuais»: «Façamo-lo com profundidade e sem cair na casuística, porque faria inevitavelmente baixar o nível do nosso trabalho», pediu Francisco, determinando a orientação que os trabalhos devem seguir.

«A família é hoje desprezada, é maltratada, e o que nos é pedido é reconhecer quanto é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; quanto ela é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade», assinalou.

À Igreja é pedido que realce «o luminoso plano de Deus sobre a família e ajudar os cônjuges a vivê-lo com alegria na sua existência, acompanhando-os em tantas dificuldades, e ainda com uma pastoral inteligente, corajosa e plena de amor».

A reunião, que termina na tarde de sexta-feira, começou com uma saudação do cardeal decano, Angelo Sodano, seguida de uma breve intervenção de Francisco e de uma apresentação introdutória sobre o tema da família, por parte do cardeal Walter Kasper, após a qual decorreram intervenções livres de membros presentes na assembleia.

Francisco dirigiu-se em particular aos prelados que no sábado serão passar e agradeceu a Walter Kasper «o precioso contributo» da sua introdução.

D. José Policarpo, D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro são os três membros portugueses do Colégio Cardinalício.

 

Rádio Vaticano
Trad./redação: SNPC/rjm
© SNPC | 20.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Praça de S. Pedro, Vaticano
19.2.2014
Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página