Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese da Guarda

Festival Jota: alternativa cristã para a juventude regressa com música. espiritualidade e natureza

A sexta edição do Festival Jota, iniciativa dirigida à juventude que oferece espiritualidade, música, natureza e oficinas didáticas, vai decorrer de 19 a 21 de julho na Serra da Estrela, naquele que é um regresso ao local onde nasceu. .

O evento criado pelo padre Jorge Castela, da diocese da Guarda, pode ser considerado uma alternativa cristã aos festivais de verão que propõem música, descontração e convívio, elementos que não vão faltar na vila de Paul, a 20 km da Covilhã, e a que se juntam a espiritualidade cristã e as oficinas didáticas.

A organização propõe fazer do Festival uma ocasião para reunir os jovens de todo o país que não podem participar na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, encontro que decorre de 23 a 28 de julho.

A cerimónia de abertura do Festival, marcada para as 20h30 do dia 19, é antecedida pela abertura do secretariado (11h00) e por várias atividades ao longo da tarde.

Foto

A banda italiana de rock "The Sun", convidada pelo presidente do Pontifício Conselho da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, a participar na assembleia plenária daquele organismo, realizada em fevereiro na cidade de Roma, é um dos pontos altos do cartaz da primeira noite do "Jota".

Os "Somos Um", banda que em 2012 venceu o "Prémio Revelação" do Festival Jota, o brasileiro Luciano San, o padre João Paulo Vaz, da diocese de Coimbra, e os Laetare, originários do patriarcado de Lisboa, que apresentam um concerto «intimista» na capela do Festival, completam o programa de sexta-feira.

Foto

O sábado arranca com a oração da manhã, seguida do pequeno-almoço e dos "Andaimes para Deus", além de ateliês e outras atividades, que prosseguem após o almoço.

Pelas 18h00 inicia-se o «concerto oração», com Claudine Pinheiro, que vai antecipar temas do seu novo trabalho, sobretudo inspirados na Bíblia, e o religioso espanhol Fray Nacho, capelão da prisão de Fontcalent e responsável diocesano pela Pastoral Penitenciária.

Foto

A seguir ao jantar é a vez dos Terceira Margem, da diocese de Setúbal, Centro Cristão da Cidade, grupo evangélico nascido em Loures, Ooberfuse, trio londrino que propõe música pop eletro, Banda Jota, da diocese da Guarda, que desde há 10 anos junta padres e leigos, e ainda o dj Johnny The Bass.

Depois do concerto, já de madrugada, realiza-se uma caminhada noturna, antes da alvorada de domingo, que no programa inclui a oração da manhã, a missa, pelas 11h00, e o almoço que encerra o "Jota".

Foto

Durante o encontro serão atribuídos os Prémios Kerigma, votados pela associação cultural homónima, que distinguem a melhor canção, álbum e artista do ano, além dos Prémios "Consagração", "Revelação", "Música Litúrgica" e "Evangelização".

O alojamento no Festival faz-se em regime de acampamento, embora estejam a ser contactadas famílias de acolhimento que, «em casos especiais», oferecem a dormida.

A primeira fase das inscrições termina a 7 de julho, data a partir da qual o preço dos bilhetes sobe cinco euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rui Jorge Martins
Fotografias: Festival Jota
© SNPC | 11.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página