Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: “From the imperial court”

Imagem Capa (det.) | D.R.

Música: “From the imperial court”

Numa longa e fascinante viagem, o grupo “Stile Antico” passa em revista, no disco “From the imperial court”, músicas de autores direta e indiretamente envolvidos com os expoentes da dinastia dos Habsburgos, que estendeu o seu domínio a Portugal através de Filipe I (II de Espanha).

A antífona “Virgo prudentíssima, com a qual Heinrich Isaac (c. 1450-1517) celebrou a cerimónia de entronização do imperador Maximiliano I, o moteto “Versa est in luctum”, de Alonso Lobo (1555-1617) que acompanhou o funeral de Filipe I, e o “Carole magnus eras”, dedicado a Carlos V, da autoria de Jacob Clemens (c. 1510-c. 1550) são algumas das peças que evocam momentos marcantes da linhagem europeia.

Gravado em outubro de 2013, o cd editado pela Harmonia Mundi apresenta igualmente obras do séc. XV de Morales, Desprez, Tallis, Gombert e Crecquillon, entre outros, criadores de uma arte magistral extraída de uma fonte inesgotável de altíssima criatividade.

As 12 vozes do grupo, a que se acrescentam quatro, quando necessário, demonstram mais uma vez o seu domínio ao nível mais elevado de técnica, estética e sensibilidade interpretativa, entretecendo impecavelmente as geometrias vocais destas obras-primas da polifonia renascentista.

Sem maestro, os membros do “ensemble” londrino “Estilo Antigo”, assim se poderia traduzir o seu nome em português, libertam para o alto as harmonias celestes que os ditames da física pretenderiam ancorar na mais estreita dimensão terrena.



 

Andrea Milanesi
In "Avvenire"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 20.02.2015

 

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos