Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Allegri, Palestrina e a música da Capela Sistina

O agrupamento vocal The Cardinall’s Musick, inspirado na figura do cardeal Thomas Wolsey (1473-1530) coleciona prémios e sucessos há 23 anos. Para além de já terem todos os galardões mais importantes da crítica europeia, contam com quatro Prémios Gramophone, o último dos quais atribuído em 2010. O segredo consiste na excelência vocal dos seus elementos e no conhecimento musicológico profundo do maestro Andrew Carwood, qualidades às quais se somam uma interessante programação que os leva a reconstituir eventos históricos ou a estrear novas encomendas a compositores contemporâneos.

Desta feita levam-nos a Roma e ao círculo de colegas e discípulos de Palestrina (1525-1594) e até à exuberante escrita vocal de Gregorio Allegri, autor do célebre Miserere incluído no CD e que é a mais mítica das obras escritas para a Capela Sistina.

A viagem começa com um Salve Regina, de Felice Anerio (1560.1614), que nos supreende com a pureza das vozes femininas e com um equilíbrio polifónico fantástico que se mantém ao longo de todo o disco.

Mas a surpresa de repertório é a Missa Cantantibus organis, escrita a doze vozes por sete compositores de Roma como forma de homenagear o mestre Palestrina e a padroeira da música, Santa Cecília. Cada um deles partiu de temas de uma outra missa de Palestrina com o mesmo nome para construir a sua parte da composição. Ficamos assim a conhecer a música de Giovanni Andrea Dragoni, Ruggiero Giovanelli, Curzio Mancini, Prospero Santini, Francesco Soriano e Annibale Stabile, para além do próprio Palestrina, autor do “Glória”.

A captação do som é irrepreensível no seu equilíbrio vocal e integração do órgão, assim como na captação do espaço sonoro. A interpretação, essa, tem a marca secular da tradição de bem cantar.

 

This text will be replaced
 

 

Rui Pereira
In Público, 6.4.2012
15.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

Allegri's Misereri
& The Music of Rome

Interpretação
The Cardinall's Musick
Andrew Carwood (dir.)

Editora
Hyperion

Ano
2011

Referência
CDA 67860

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.