A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e cultura

Homenagem dos artistas a Bento XVI pelos 60 anos da sua ordenação sacerdotal: as imagens

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) oferece aos seus leitores algumas das obras apresentadas na exposição de homenagem dos artistas a Bento XVI por ocasião do 60.º aniversário da sua ordenação sacerdotal.

A iniciativa «O esplendor da verdade, a beleza da caridade», que decorreu no Vaticano entre julho e setembro de 2011, contou com a presença do diretor do SNPC, padre José Tolentino Mendonça, que apresentou ao papa o poema «O mistério está todo na infância».

«A Igreja e os artistas tornam a encontrar-se, a falar-se, a sustentar a necessidade de uma conversa que quer e deve tornar-se sempre mais intensa e articulada, mesmo para oferecer à cultura, sobretudo às culturas do nosso tempo, um exemplo eloquente de diálogo fecundo e eficaz, orientado para tornar este nosso mundo mais humano e mais belo», afirmou Bento XVI na inauguração.

«Fazei resplandecer a verdade nas vossas obras e fazei de modo que a sua beleza suscite no olhar e no coração de quem as admira o desejo e a necessidade de tornar bela e verdadeira a existência, toda a existência, enriquecendo-a daquele tesouro infalível, que faz da vida uma obra-prima e de cada homem um extraordinário artista: a caridade, o amor», apelou o papa.

 

Pupi Avati
Guardando Oltre, 2011

Foto

O vídeo do realizador italiano nascido em 1938 apresenta em poucos minutos uma seleção de fotogramas de quarenta filmes dos mais representativos artistas do cinema italiano. A homenagem inclui o filme original da ordenação sacerdotal de Joseph Ratzinger, em 1951.

 

 

El Anatsui
Then, the Flashes of Spirit, 2011

Imagem

El Anatsui é um escultor ganês nascido em 1944. Participou na Bienal de Veneza em 1990 e 2007. É considerado um dos artistas africanos mais importantes da sua geração.

 

 

Tito (Ferdinando Amodei)
Pietá, 1965

Foto

Ferdinando Amodei, Tito como nome artìstico, nasceu em 1926 em Colli a Volturno, Itália.

 

 

Gustavo Aceves
Ressurreição, 2011

Imagem

Gustavo Aceves nasceu na Cidade do México em 1957.

 

© Libreria Editrice Vaticana | 15.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.