Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "Igreja paroquial S. Tomás de Aquino - Mosaicos de Ilda David'"

«Cristo afirma que sobre pedra edifica a sua Igreja. No presbitério da igreja de S. Tomás de Aquino é pedra sobre pedra que a beleza faz do templo alicerce seguro.» Assim escreve o professor universitário Jorge Vaz de Carvalho sobre os painéis de mosaicos que Ilda David' concebeu para o espaço de culto católico situada num dos mais recentes bairros de Lisboa.

O texto do docente, a apresentação do pároco, P. Nélio Pita, CM - colaborador na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - e as belíssimas fotografias de Duarte Belo integram o novo livro "Igreja paroquial S. Tomás de Aquino - Mosaicos de Ilda David'".

«Ilda David’ resgata a milenar arte musiva, praticada por vastos grupos de artesãos, e sozinha, duramente, exaustivamente, forma a alicate cada tessela de pedra de cores e espessuras variadas (ataíja creme, ataíja azul, azul valverde, lioz, ouro real ou amarelo da China, amarelo de Negrais, verde de Viana, verde da Guatemala, encarnado Pedra Furada, brecha marítima, brecha do Algarve) com uma energia e uma poética ímpares», sublinha Jorge Vaz de Carvalho.



Imagem © Ilda David', Duarte Belo, Paróquia de S. Tomás de Aquino

O investigador da Universidade Católica Portuguesa destaca que «quando Ilda David’ conjuga sumamente as tesselas na verticalidade do tríptico, e, por detrás da pedra de ara, a obra ressalta do despojamento branco das paredes, não se trata, é claro, do mero efeito decorativo».

«A prodigiosa arte tesselária abre-se diante dos nossos olhos como um livro aberto. Lê-lo é reconhecer o reflexo do divino através de uma experiência de imagens equilibradas entre o figurativo e o abstrato, ao mesmo tempo simples e intensíssimas, técnicas e poéticas, sugestivas e misteriosas, puras e sábias. E os sentidos, penetrados de razão, recebem por dádiva a impressão de que há na pedra um espírito vivo e intemporal, uma alma abençoada», conclui o docente doutorado em Estudos de Cultura.

S. Tomás de Aquino, «um dos maiores expoentes do pensamento ocidental», como anota o pároco, S. Vicente de Paulo e a Árvore da Vida constituem os temas dos painéis. S. Vicente de Paulo, fundador da Congregação da Missão, a que o P. Nélio Pita pertence, é o patrono de todas as obras de caridade da Igreja católica.



Imagem © Ilda David', Duarte Belo, Paróquia de S. Tomás de Aquino

«Ao destacar estes dois santos da Igreja universal, pretendeu-se não só dar visibilidade e homenagear estes precursores, mas também apresentá-los como modelos inspiradores para todos os cristãos», assinala o pároco.

Ao centro, encontra-se o tema da Árvore da Vida, «cujo principal fruto é a Eucaristia. Na paisagem do painel central é ainda possível, num olhar atento e próximo, observar em detalhe passagens da Sagrada Escritura, pequenas imagens de episódios fundamentais da história da salvação, uma verdadeira proposta de catequese para todos os visitantes», explica o P. Nélio Pita.

Composto por cerca de oito dezenas de imagens, o livro de 70 páginas está disponível na paróquia de S. Tomás de Aquino.



Imagem © Ilda David', Duarte Belo, Paróquia de S. Tomás de Aquino



Imagem © Ilda David', Duarte Belo, Paróquia de S. Tomás de Aquino



Imagem © Ilda David', Duarte Belo, Paróquia de S. Tomás de Aquino


 

Edição: SNPC
Imagem: Duarte Belo
Publicado em 10.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos