Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (24.7.2013)

Cáritas facilita acesso ao mercado de trabalho de desempregados com mais de 45 anos

Um projeto mediado pela Cáritas Portuguesa vai permitir a desempregados com mais de 45 anos procurarem trabalho e contactarem com empresas, através de uma plataforma na internet que deverá estar disponível a partir de novembro.

As pessoas sem emprego com mais de 45 anos «são consideradas para o mercado de trabalho muito envelhecidas», mas também «são novas para poderem ser aposentadas», sublinhou o presidente do organismo católico, Eugénio Fonseca

De acordo com as estatísticas de emprego referentes ao último trimestre de 2012, existem em Portugal pelo menos «500 mil desempregados com mais de 45 anos ou pessoas reformadas ou inativas mas com vontade de trabalhar», referiu a coordenadora da “Rede de Competências”.

«Nenhuma sociedade pode desperdiçar um capital tão rico que são os saberes e as competências de meio milhão de pessoas e que estão inativos», vincou Maria do Rosário Carneiro.

Saiba mais

 

Patriarca de Lisboa considera que negociação entre partidos «não foi tempo perdido»

Foto

D. Manuel Clemente considera que as negociações com vista a um acordo de salvação nacional foram uma oportunidade para os partidos e os políticos ganharem balanço no caminho do diálogo.

«A vida continua e a política também, e eu acho que a semana passada teve como ganho que representantes de três partidos que representam grande parte do eleitorado português, encontraram-se, conversaram, ouviram e ouviram muitas horas. Isto não acaba desta maneira, a política continua e que esse balanço agora se acentue, porque precisamos de nos entender. Não foi tempo perdido, acho que ganharam balanço», afirmou

As declarações do patriarca de Lisboa foram proferidas à margem da apresentação do livro "Uma casa para todos", de que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura já revelou excertos em pré-publicação.

Saiba mais

 

Peregrinos portugueses na Jornada Mundial da Juventude organizam «LusoFÉsta»

Imagem

O Rio de Janeiro acolhe esta quarta-feira a "LusoFÉsta", promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja católica em Portugal que visa reunir os jovens lusófonos presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Os organizadores esperam que a iniciativa, apresentada pelo ator Ricardo Pereira, reúna jovens lusófonos, membros das comunidades portuguesas no Brasil e os bispos de Portugal que estão participar na JMJ, promovendo assim «o encontro de povos e culturas».

A "LusoFÉsta" apresenta uma Feira Vocacional, espaço onde os participantes podem conhecer congregações religiosas e celebrar o sacramento da Reconciliação.

O programa inclui lanche, espetáculo musical com a atuação do padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, projeção de um filme sobre Portugal e, a terminar, uma oração mariana.

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página