Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Informação

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (5.8.2013)

Curso de Arquitetura da Universidade Católica recupera aldeia isolada

Cinquenta arquitetos e estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa (Viseu) terminam esta terça-feira uma ação de voluntariado que, durante 10 dias, visou recuperar a aldeia de Covas do Monte, em S. Pedro do Sul.

O programa das obras foi escolhido pela população, tendo sido conseguido um equilíbrio entre património, cultura, desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

«Sentimos que aqui poderíamos contribuir para que esta aldeia pudesse, ela própria, escolher o seu futuro, e não seguir tantos futuros de outras, como a desertificação», explicou a coordenadora da iniciativa "Terra Amada", Ana Pinho.

Saiba mais

 

Oposição síria pede libertação de padre jesuíta

Foto

O principal grupo de oposição na Síria, a Coligação Nacional, apelou à libertação imediata do padre italiano Paolo Dall’Oglio, que se suspeita ter sido sequestrado na cidade de Raqa, a 27 de julho. 

A Coligação Nacional emitiu um comunicado em que expressa «profunda preocupação com o desaparecimento do padre Paolo» e pede «quaisquer informações que possam identificar a sua localização e assegurar a sua segurança». 

O sacerdote jesuíta, que viveu mais de 30 anos na Síria, foi ser expulso pelo regime em 2012, por ter criticado o Governo de Bashar al-Assad, e desde então deslocava-se a zonas ocupadas pelos rebeldes, tendo contribuído para a libertação de vários sequestrados. 

Saiba mais

 

Representante do Vaticano evoca vítimas da bomba atómica em Hiroshima e Nagasáqui

Foto

O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz visita esta semana as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasáqui, evocando as vítimas das bombas atómicas que os EUA largarem sobre as duas cidades, respetivamente a 6 e 9 de agosto de 1945.

A visita do cardeal ganês Peter Turkson insere-se na iniciativa "Dez dias pela paz", que a Conferência Episcopal Japonesa promove de 6 a 15 de agosto, 68 anos após o bombardeamento que causou mais de 170 mil mortos e deixou sequelas em milhares de pessoas.

O programa inclui uma eucaristia em Hiroshima, celebrada esta segunda-feira, um encontro inter-religioso com budistas, xintoístas e cristãos protestantes, uma oração pelas vítimas no "Ground Zero Park" de Nagasáqui, e uma missa pela «paz no mundo» na mesma cidade.

Saiba mais

 

Jovens são sensíveis ao vazio de valores e pagam por isso, diz papa

Foto

O papa afirmou este domingo, no Vaticano, que «os jovens são particularmente sensíveis ao vazio de significado e de valores que muitas vezes os rodeiam», pelo que «infelizmente, pagam as suas consequências». 

A relação próxima com Cristo «tem de enfrentar a vaidade quotidiana, o veneno do vazio que se insinua» numa sociedade «baseada no lucro e no ter», frisou na primeira aparição pública após a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Francisco sublinhou que o encontro não deve ser «como o fogo-de-artifício», ou seja, «momentos de entusiasmo que se esgotam em si mesmos», mas que constitui mais uma etapa de «uma longa caminhada».

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página