Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (2.9.2013)

Papa em Assis: pobres e S. Francisco dominam programa da visita

O papa vai visitar cidade de Assis, em Itália, no próximo dia 4 de outubro, data em que a Igreja evoca S. Francisco.

A viagem, de helicóptero, começa no Vaticano às 7h00 (menos uma hora em Portugal continental), e 45 minutos depois o papa chega ao Instituto Seráfico de Assis, onde se encontra com crianças com deficiência e doentes da instituição.

Pelas 8h45 desloca-se em visita privada ao santuário de S. Damião, para rezar, e a seguir dirige-se à cúria arquiepiscopal, onde terá um encontro com pobres assistidos pela Cáritas.

O itinerário prossegue com a visita à basílica onde está sepultado o santo de Assis, reza na cripta e, pelas 11h00, celebra missa na Praça de S. Francisco.

Após a celebração encaminha-se ao centro de primeiro acolhimento da Cáritas, onde almoça com os pobres atendidos pela instituição.

Depois da refeição dirige-se em visita privada à cela de S. Francisco, onde rezará, e às 15h15, na catedral de S. Rufino, encontra-se com o clero, religiosos e membros do conselho pastoral da arquidiocese.

Depois, segue para a basílica de Santa Clara, onde venerará o seu corpo e rezará diante do crucifixo de S. Damião.

Um encontro com os jovens, no exterior da basílica, a visita à Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, onde o santo morreu, a deslocação a Rivotorto, onde reza no denominado “Tugúrio de S. Francisco”, e a saudação às autoridades completam esta viagem, que, segundo o programa, termina às 20h00 no Vaticano.

VIS

 

Um cristão não pode ser antissemita, diz papa Francisco

O papa desejou hoje aos judeus de todo o mundo um bom novo ano hebraico, que começará nos próximos dias, e reafirmou que «um cristão não pode ser antissemita».

As palavras de Francisco foram proferidas durante um encontro com uma delegação do Congresso Mundial Judaico, que decorreu no Vaticano.

Francisco reiterou igualmente que para se ser «um bom cristão, é necessário compreender a história e as tradições hebraicas».

O presidente do Congresso Mundial Judaico, Ronald Lauder, sublinhou que nos últimos 50 anos os papas contribuíram, para superar os preconceitos entre cristãos e judeus, o que permite a colaboração mútua em defesa da liberdade religiosa.

Saiba mais

 

Papa emérito presidiu a missa com antigos alunos 

O papa emérito Bento XVI presidiu este domingo a uma missa no Vaticano que contou com a participação de alguns dos seus antigos alunos, no termo do encontro anual de alunos de Ratzinger que, desta vez, não contou com sua a presença.

A 38.ª edição do encontro, onde esteve presente o padre português Henrique Noronha Galvão, foi dedicada ao tema “A questão de Deus no cenário da secularização”, à luz da obra de Rémi Brague, distinguido em 2012 com o “Prémio Ratzinger” de teologia.

Cristo está «à altura de Deus porque a altura da cruz é a altura do amor de Deus, a altura da renúncia a si mesmo e da dedicação aos outros. Assim, este é o lugar divino, e nós queremos pedir a Deus que nos conceda compreender cada vez mais, e aceitar com humildade, (…) este mistério da exaltação e humilhação», afirmou na homilia.

VIS

 

Cáritas da Áustria organiza peditório em favor dos refugiados da Síria

A Cáritas da Áustria, em parceria com a Cruz Vermelha e a cadeia televisiva ORF, estão a promover uma campanha de angariação de fundos a favor dos refugiados da Síria.

A organização católica chama a atenção para as «cerca de sete milhões de pessoas, tanto dentro e fora da Síria, na sua maioria mulheres e crianças, que enfrentam atualmente uma situação de necessidade por causa da guerra civil no país».

A instituição constata que «numa altura em que os média estão focados na possibilidade dos Estados Unidos da América lançarem uma intervenção militar na Síria, a situação dos refugiados continua sem solução à vista».

Saiba mais

 

Padre romeno vítima do regime comunista foi beatificado

O padre romeno Vladimir Ghika, sacerdote da Igreja Católica de rito latino que morreu em 1980 vítima do regime comunista, foi beatificado este sábado em Bucareste.

O irmão Francisc Ungureanu, postulador deste processo de beatificação, realçou que «Vladimir Ghika foi uma figura cujo carisma extravasou fronteiras, apesar da Cortina de Ferro».

«Para os cristãos na Roménia, assim como para todos os fiéis da Europa, a sua beatificação destaca a coragem cristã diante das adversidades, um testemunho que não deixou ninguém indiferente», salientou.

Saiba mais

 

Cáritas ensina a «poupar e empreender»

A Cáritas diocesana de Leiria-Fátima vai promover a ação “Poupar e Empreender”, que visa «capacitar as pessoas para compreenderem os novos conceitos financeiros e a importância da gestão do orçamento familiar».

A ação de formação, marcada para 26 de setembro na Marinha Grande, decorre em parceria com a Cáritas Portuguesa, o Banco Espírito Santo e a Conferência de São Vicente de Paulo, da Marinha Grande.

Saiba mais

 

Líder espiritual do Islão na Síria quer ir ao Vaticano participar na vigília de oração pela paz anunciada pelo papa

O líder espiritual do Islão sunita na Síria, Ahmad Badreddin Hassoun, expressou a vontade de estar presente na praça de S. Pedro, no Vaticano, a 7 de setembro, na vigília de oração pela paz no país e no mundo, proposta este domingo pelo papa Francisco.

Uma primeira diligência neste sentido foi enviada pelo também grande mufti da Síria, o mais alto responsável da lei religiosa do Islão no país, ao núncio apostólico no país, arcebispo Mario Zenari.

Se este desejo não se puder concretizar, o grande mufti deu indicações aos fiéis para acolherem o apelo do papa, esperando-se por isso orações nas mesquitas de Damasco e em todo o território.

Os muçulmanos sírios vêem o papa como «verdadeiro líder espiritual, livre de interesses políticos, individuais ou coletivos, como líder que fala para o verdadeiro bem do povo sírio», declarou Ahmad Hassoun.

L’Osservatore Romano

 

Fontes: Vatican Information Service, Agência Ecclesia, World Jewish Congress, L'Osservatore Romano
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página