Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pintura

Ilda David' e padre Tolentino Mendonça falam de "Pentecostes"

A pintura "Pentecostes" é o tema de um encontro organizado pela Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) entre Ilda David', autora da obra, e o padre José Tolentino Mendonça, responsável pela Capela do Rato, em Lisboa, onde a mesma está exposta.

«A conversa desvenda a relação laboral entre os dois, um trabalho que se tece entre a palavra de José Tolentino Mendonça e a imagem de Ilda David», refere uma nota da SNBA.

A sessão centra-se na «narração desse labor, a um tempo antigo e original, a propósito da história da singular pintura dedicada ao tema do Pentecostes que Ilda David concebeu especificamente para a Capela do Rato».

Instalada em 2011, a pintura «prolonga e é, de certa forma, um ponto culminante da colaboração que a pintora e o poeta vêm tecendo desde a edição, em 1997, do Cântico dos Cânticos (ed. Cotovia) e que se prolongou no âmbito de várias publicações da editora Assírio & Alvim».

A iniciativa encerra o programa "Juntos", ciclo de conversas que levou ao auditório da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, «artistas, arquitectos, designers e os seus clientes para discutir uma obra em comum e o seu processo de criação».

O encontro decorre a 19 de dezembro, às 18h30, no auditório da SNBA, em Lisboa, com entrada livre.

FotoPentecostes (pintura de Ilda David')

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 10.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemCapela do Rato

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página