Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Instituto Gregoriano evoca Santo António

Imagem

Instituto Gregoriano evoca Santo António

A Liturgia de Santo António é uma das obras que o Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL) vai apresentar este domingo, no âmbito da sua 6.ª Semana Aberta, que decorre até 21 de março, oferecendo duas atuações com entrada livre.

O concerto, que se realiza às 16h00 na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, terá como executantes o coro do Instituto Gregoriano, dirigido por Armando Possante, e, no órgão, António Esteireiro e Sérgio Silva.

O programa inclui a interpretação de obras para órgão dos compositores franceses Maurice Duruflé (1902-1986), Jehan Alain (1911-1940) e Olivier Messiaen (1908-1992).

No dia 21, o Instituto Gregoriano evoca o 330.º aniversário do nascimento de Johann Sebastian Bach (31 de março de 1685), oriundo da atual Alemanha, com obras para órgão do compositor.

O concerto, marcado para as 21h30 na sé de Lisboa, terá também como intérpretes António Esteireiro e Sérgio Silva, professores da instituição.

O IGL teve como antecedente o Centro de Estudos Gregorianos, criado em 1953 como estrutura de investigação do Instituto de Alta Cultura destinada a formar investigadores, cantores, organistas e chefes de coro.

No ano de 1976 o Centro foi convertido em estabelecimento de ensino público, passando a designar-se Instituto Gregoriano de Lisboa, ministrando então cursos de nível geral e superior, visando a investigação e o ensino na área da sua especialidade.

Em 1983, com a extinção dos cursos superiores dos conservatórios, fundaram-se as Escolas Superiores de Música em Lisboa e no Porto, transformando-se então o IGL numa escola vocacional de música, de ensino básico e secundário.

Os cursos superiores do IGL transitaram para a Escola Superior de Música de Lisboa, onde se formaria um Departamento de Estudos Superiores Gregorianos. 

A atual oferta formativa da instituição compreende os cursos básicos e secundários em canto gregoriano, divididos em oito níveis, bem como cursos de música, nas variantes de cravo, flauta de bisel, piano, órgão, viola, violino e violoncelo.

O curso de canto gregoriano é acompanhado por disciplinas a ele associadas - educação vocal, latim e modalidade -, abrangendo igualmente a disciplina de teclado, que o estudante pode frequentar em órgão, piano ou cravo.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 10.03.2015 | Atualizado em 23.04.2023

 

 

 
Imagem
A atual oferta formativa do Instituto Gregoriano compreende os cursos básicos e secundários em canto gregoriano, divididos em oito níveis, bem como cursos de música, nas variantes de cravo, flauta de bisel, piano, órgão, viola, violino e violoncelo
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos