Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

James MacMillan compõe obra para concerto de encerramento do centenário das aparições de Fátima

Imagem

James MacMillan compõe obra para concerto de encerramento do centenário das aparições de Fátima

O compositor escocês James MacMillan (n. 1959), um dos mais autores contemporâneos mais interpretados na atualidade, vai compor uma obra para o concerto de encerramento do centenário das aparições marianas na Cova da Iria, anunciou hoje o Santuário de Fátima.

O concerto, marcado para 13 de outubro de 2017, 100 anos após a última aparição da Virgem Maria, inclui uma obra de Eurico Carrapatoso, que a Igreja católica em Portugal distinguiu com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A peça de Eurico Carrapatoso vai ser interpretada pelo Coro e Orquestra da Gulbenkian, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro.

Após concluir a obra em que está atualmente envolvido, "Stabat Mater", James MacMillan, dedicar-se-á à peça para a conclusão da evocação do centenário, «para a qual tem vindo a pesquisar há largos meses, inclusive, participando na peregrinação a Fátima por ocasião das celebrações de maio, na Cova da Iria», revela o Santuário.

Para MacMillan, «poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça» é benéfico porque «as ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente».

«Eu acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital», declarou.

"Sir" James MacMillan, «reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas», é o autor da ópera "Inês de Castro", escrita por ocasião da Capital Europeia da Cultura 2001, no Porto, sublinha o Santuário de Fátima.

James MacMillan foi um dos 60 artistas convidados para a sessão de homenagem ao papa emérito Bento XVI, pelos seus 60 anos de ordenação sacerdotal, que se completaram a 29 de junho de 2011.

 




 




 

Publicado em 12.10.2015 | Atualizado em 23.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos