Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jogo de futebol entre "equipa do papa" e Roma angaria fundos para vítimas do sismo em Itália

Imagem

Jogo de futebol entre "equipa do papa" e Roma angaria fundos para vítimas do sismo em Itália

As equipas de futebol do San Lorenzo, clube de Buenos Aires de que o papa Francisco é adepto, e do Roma, que recentemente jogou contra o F.C. do Porto, defrontam-se este sábado na capital italiana, em jogo amigável.

As receitas do desafio, programado meses antes do sismo que atingiu Itália e causou pelo menos 290 mortos, reverterão para os sobreviventes do terramoto.

«No dia 3 de setembro, na Festa da Família organizada pelo clube com o patrocínio do  Conselho Pontifício da Nova Evangelização, e no âmbito dos eventos para o Jubileu da Misericórdia, a Roma vai disputar uma partida amistosa com o Clube Atlético San Lorenzo de Almagro», anunciou o clube italiano.

Durante o jogo, que encerra um dia com várias atividades, a camisola amarela e vermelha do clube terá o logótipo do Jubileu da Misericórdia.

Na manhã de sábado as delegações de ambos os clubes serão recebidas, no Vaticano, pelo papa Francisco.

«Com o evento, a Associação Desportiva Roma quer honrar este momento histórico único, contribuindo na realização de gestos concretos de Misericórdia, assim como deseja o Papa neste Jubileu», refere o clube.

O presidente do Roma considera que a receita do jogo é uma gota no oceano em relação às necessidades, mas é o contributo possível: «O sentimento de dor e perda diante de uma tal tragédia levou-me a refletir sobre a oportunidade de confirmar o evento que nasceu como um momento de alegria e de agregação em torno dos valores da família».

«Em relação à tentação de suspender o encontro, levou a melhor o desejo de oferecer um contributo concreto às pessoas empenhadas a enfrentar a grave emergência no Centro de Itália», declarou James Pallota.

A Festa da Família «coincidirá por isso com um momento de reflexão, de proximidade e de compromisso em relação aos italianos que ficaram em estado de choque com o terramoto», acrescentou.

Grupos de adeptos da Roma lançaram nas redes sociais apelos à doação de bens de primeira necessidade, fora do estádio olímpico, a destinar às populações atingidas pelo sismo.

Paralelamente ao jogo a organização Football Cares organizará um leilão pela internet que permitirá a clubes e jogadores de todo mundo participar na recolha de fundos através da oferta de objetos especiais e aos adeptos de dar o seu contributo.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 31.08.2016 | Atualizado em 23.04.2023

 

 
Imagem
O presidente do Roma considera que a receita do jogo é uma gota no oceano em relação às necessidades, mas é o contributo possível: «O sentimento de dor e perda diante de uma tal tragédia levou-me a refletir sobre a oportunidade de confirmar o evento que nasceu como um momento de alegria e de agregação em torno dos valores da família»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos