Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Jornada debate convergências entre espiritualidade e ciências sociais

«Contribuir para a humanização das ciências sociais e humanas» e «congregar os olhares dos profissionais sobre o seu trabalho, e o seu trabalho com sentido de espiritualidade» são alguns dos objetivos de um encontro que vai reunir especialistas nas áreas da psicologia, educação, apoio social e teologia.

A primeira Jornada Espiritualidade e Ciências Sociais, que vai decorrer em Lisboa a 10 de maio, inicia-se às 9h45 com a apresentação, proferida por Cristina Duarte, mestre em Serviço Social.

O painel inaugural, que a partir das 10h00 discute o tema “Os mitos da espiritualidade”, junta o teólogo João Delicado e o ilusionista Nuno André, ambos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, com moderação de Inês Pinheiro,
mestre em Psicologia Forense e Criminal.

Uma hora depois, Joaquim Croca Caeiro, doutorado em Ciências Sociais, vertente Ciência Política, e José Fialho Feliciano, diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona intervêm no painel “Espiritualidade e as Ciências Sociais”, moderado por Mafalda Pereira, licenciada em Serviço Social.

Antes do almoço abre-se um espaço para debate na sequência dos dois debates, e às 14h00 começa o painel “Espiritualidade na relação de ajuda”, com Inês Pinheiro, Mafalda Pereira e Sandra Martins, licenciada em Serviço Social, com moderação da atriz Sílvia Balancho.

Pelas 15h45 realiza-se a conferência “Espiritualidade no Serviço Social”, pelo sociólogo Rui Pedro Ventura e moderação de Cristina Duarte.

O encerramento está previsto para as 16h30, com intervenção de membros do Grupo Espiritualidade e Ciências Sociais (GECS), entidade organizadora do encontro que se realiza no auditório da igreja paroquial de S. João de Deus.

O GECS «nasceu da reflexão de profissionais que, ligados à prática se questionam sobre uma intervenção com sentido de espiritualidade, fundamental na transformação do tecido social.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição até 30 de abril. A abertura do secretariado, no dia e local da jornada, ocorre às 9h00.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemImagem: D.R.

 

Ligações e contactos
Informações: jornadas.cs.espiritualidade@gmail.com

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página