Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornal do Vaticano saúda vitória do Leicester na liga inglesa de futebol e elogia treinador

Imagem

Jornal do Vaticano saúda vitória do Leicester na liga inglesa de futebol e elogia treinador

A vitória da equipa do Leicester na principal liga inglesa de futebol, improvável há poucos meses, é saudada na edição desta terça-feira do jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano".

Assinado por Giuseppe Fiorentino, o artigo elogia o treinador italiano dos "Foxes", Claudio Ranieri, começando por referir que o rei Ricardo III «foi até ontem o personagem mais famoso ligado à cidade inglesa de Leicester».

«Até ontem porque o soberano - o último rei da dinastia Plantageneti, derrotado na batalha de Bosworth Field (1485) e cujos restos mortais foram redescobertos há não muito tempo sob um pouco nobre parque de estacionamento citadino - foi agora destronado por um italiano, ou melhor, por um romano nascido no popular bairro de Testaccio», assinala o texto.

Para o articulista, «há poucas semelhanças entre o Ricardo III descrito por Shakespeare e Claudio Ranieri, novo rei indiscutível de Leicester, depois de ter conduzido a equipa local à primeira vitória, em 132 anos de história, no campeonato inglês de futebol. Tão violento e sedento de poder o primeiro quanto elegante e comedido o segundo».

«Como Ranieri ensina, o trabalho árduo e a competência podem conduzir ao triunfo num campeonato habitaulmente dominado por equipas com orçamentos milionários garantidos por xeiques e homens do petróleo russos», realça Giuseppe Fiorentino.

O «final feliz do Leicester de Ranieri demonstra, definitivamente, que elegância e comedimento não estão necessariamente em contraste com a afirmação pessoal, na vida e no desporto. Pelo menos em Inglaterra», conclui o autor.

O Leicester foi adquirido em 2010 pelo empresário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha. Há sete anos jogava no terceiro escalão do futebol inglês, há duas épocas subiu à Premier League, e em 2015 foi 14.º, depois de ter estado à beira de descer de divisão.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.05.2016 | Atualizado em 23.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos