Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música e espiritualidade

Manuel Fúria apresenta livro e cd "1/3 Oração Jovem"

O músico Manuel Fúria vai apresentar esta quinta-feira, em Lisboa, o livro e cd "1/3 - Oração Jovem", que apresenta os 20 mistérios do Rosário cantados, além de meditações assinadas por Thereza Ameal.

«Nas 80 páginas do livro irá encontrar 20 meditações, uma explicação de como rezar o terço e ainda as letras das 20 músicas do CD», explica a Paulus Editora, em nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A edição está dividida nos quatro mistérios do Terço (Alegria, Luz, Dor e Glória), cada um, por seu lado, com os cinco mistérios que o compõem.

As 20 músicas, cantadas pela banda "Fogo Posto", incluem estilos variados, «do rock ao fado», para que os jovens se possam aproximar do Terço «numa forma e com uma linguagem que lhes é próxima e com a qual se identificam», procurando responder à dificuldade que esta oração lhes coloca: «a linguagem aparentemente formal, repetitiva e pouco criativa», lê-se na introdução.

«Este livro, e sobretudo as músicas que o acompanham, pretendem ajudar a rezar o Terço, incluindo - como (...) o Papa Francisco propõe - as suas palavras e ritmos milenares na linguagem, na estética e nos temas que tocam o coração hoje», assinala o texto de abertura.

«A sós ou em grupo, pode ler-se cada meditação e ouvir a música correspondente, seja num Terço completo ou na contemplação de um só mistério da vida de Cristo. É bom deixar-se interpelar pelas perguntas do texto, mas o mais importante não é tentar responder a todas, e sim refletir com profundidade nas questões que mais tocam o íntimo de cada leitor», aconselham os autores.

Em termos religiosos, a palavra "mistério" significa a celebração no culto de um acontecimento divino, através do qual os participantes entram em comunhão com esses factos passados.

No cristianismo, celebram-se sobretudo os mistérios da vida de Cristo, isto é, os acontecimentos da sua vida que os crentes assumem como salvadores, destacando-se entre todos a morte e ressurreição (mistério pascal, de Páscoa, termo que significa passagem).

O Rosário surgiu no séc. XII como substituto do Ofício Divino (hoje comummente designado de Liturgia das Horas) para os monges iletrados, correspondendo as 150 ave-marias aos 150 salmos do Saltério. O Terço é a terça parte do Rosário, ou seja, a recitação de 50 ave-marias, divididas em grupos de cinco.

Durante séculos, os mistérios propostos à meditação no Rosário foram 15, repartidos por três “terços”: Gozosos (Anunciação, Visitação, Natal, Apresentação, Perda e encontro no templo), a rezar às segundas e sábados); Dolorosos (Agonia, Flagelação, Coroação de espinhos, Via-Sacra, Paixão e Morte), às terças e sextas-feiras; Gloriosos (Ressurreição, Ascensão, Envio do Espírito Santo, Assunção, Coroação de Nossa Senhora), às quartas-feiras e domingos.

O papa S. João Paulo II propôs uma quarta série de mistérios, a que deu o nome de Luminosos (Batismo do Senhor, Autorrevelação nas bodas de Caná, Anúncio do Reino e convite à conversão, Transfiguração e Instituição da Eucaristia), a serem rezados à quinta-feira.

A sessão está marcada para as 19h00, nos claustros da igreja da Graça.

Apresentamos, de seguida, a meditação e a música correspondente aos mistérios Gloriosos, e, dentro destes, ao terceiro: «A descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos».

 

Leituras bíblicas

«Então Jesus abriu-lhes a mente para entenderem as Escrituras. E continuou: "...Vós sois testemunhas disso. Agora vou enviar-vos Aquele que Meu Pai prometeu. Por isso, esperai na cidade, até que sejais revestidos da força do alto." (Lc 24, 45-49). Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no esmo lugar.... Apareceram então uma espécie de línguas de fogo, que se espalharam e foram poisar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas... Em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações... todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos a falar na sua própria língua (At 2, 1-6).»

 

Meditação

«Jesus tinha dito aos Apóstolos: "Ide pelo mundo inteiro, e anunciai a Boa Notícia a toda a humanidade." (Mc 16, 15) Avisara-os que por isso seriam perseguidos, mas dissera-lhes também: "Não vos preocupeis com aquilo que devereis dizer... porque não sereis vós a falar, mas o Espírito Santo." (Mc 13, 10-11) E eles, um punhado de homens antes fracos e amedrontados - na sua maioria pescadores incultos - partiram cheios de entusiasmo e coragem, dispostos a dar a vida para 'pregar por toda a parte'.

Pela força do Espírito Santo tornaram-se homens novos, vivendo no amor a Deus e na comunhão que é a Igreja - e o fogo da sua fé incendiou o mundo inteiro, até aos nossos dias.

Tenho a noção de que este pedido e esta promessa são também para mim? Acredito que no mais intimo do meu ser brilha a centelha divina do Espírito Santo, que tantas vezes escondo tornando-me opaco pelo meu pecado? Acredito que, tal como aos Apóstolos, Ele me dá forças que não são minhas para ser missionário na vida do dia a dia?

Mãe, ajuda-me a tornar-me transparente para que no meu olhar, nas minhas palavras, no meu agir, todos encontrem Deus.»

 

Música

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Um terço Oração Jovem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página